Golpes digitais
Um em cada quatro brasileiros foi vítima de golpes digitais nos últimos 12 meses, revela pesquisa
Uma pesquisa recente do DataSenado em parceria com a Nexus trouxe à tona um cenário preocupante: 24% dos brasileiros sofreram golpes digitais no último ano.
Esse dado equivale a um em cada quatro cidadãos perdendo dinheiro em crimes cibernéticos, como clonagem de cartão, fraudes em compras online e invasão de contas bancárias.
O Cenário dos Golpes Digitais no Brasil
A pesquisa, que ouviu 21.808 pessoas entre 5 e 28 de junho de 2024, revelou que São Paulo lidera o ranking de incidência de golpes digitais, com 30% dos entrevistados afirmando terem sido vítimas.
Em seguida, Mato Grosso aparece com 28%, enquanto Roraima e o Distrito Federal apresentam 27% cada. Por outro lado, os estados com menor incidência foram Ceará (17%), Piauí (18%), além de Sergipe e Acre, ambos com 19%.
O Site Cultura Alternativa, já escreveu sobre:
PARA LER SOBRE O ASSUNTO CLIQUE NO ARTIGO DE SEU INTERESSE
Perfil das Vítimas
Os dados revelam que as vítimas de golpes digitais não têm um perfil único, refletindo a diversidade socioeconômica do país. Mais de 50% das vítimas têm renda familiar de até dois salários mínimos, sendo que na população em geral essa proporção é de 49%.
Quando observamos a faixa etária, 27% das vítimas estão entre 16 e 29 anos, a mesma representatividade desse grupo na população total. As pessoas acima de 60 anos correspondem a 20% da população, mas são 16% das vítimas de golpes virtuais.
Golpes digitais
O Que Torna a População Alvo dos Golpes?
A ascensão do comércio eletrônico, o uso massivo de aplicativos financeiros e o aumento do tempo gasto online criaram mais oportunidades para que criminosos virtuais se aproveitem de vulnerabilidades.
Golpistas utilizam métodos como phishing, engenharia social e até mesmo técnicas de manipulação para convencer as vítimas a compartilharem informações pessoais ou financeiras.
Como se Proteger dos Golpes Digitais?
- Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas: Verifique a autenticidade antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais.
- Use autenticação em duas etapas: Adicionar uma camada extra de segurança dificulta o acesso de criminosos às suas contas.
- Mantenha aplicativos e sistemas atualizados: Atualizações de segurança ajudam a corrigir vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers.
- Desconfie de ofertas muito vantajosas: Descontos irreais e promoções duvidosas costumam ser iscas para atrair vítimas.
O Papel das Autoridades e Empresas na Proteção do Cidadão
Diante desse cenário, fica claro que apenas a conscientização individual não é suficiente para combater a crescente onda de crimes cibernéticos.
Empresas que lidam com dados sensíveis e transações online devem investir em tecnologia de segurança, como inteligência artificial para identificação de comportamentos suspeitos e autenticação biométrica.
Além disso, o coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda, destaca que os resultados do levantamento podem fundamentar a criação de novas leis no Congresso Nacional que visem a proteção dos cidadãos brasileiros contra golpes digitais.
Golpes digitais
Por fim,
A pesquisa do DataSenado em parceria com a Nexus mostra a amplitude do problema dos golpes digitais no Brasil. Com 24% dos brasileiros já afetados por crimes cibernéticos, é urgente que a população, empresas e autoridades trabalhem em conjunto para aumentar a segurança no ambiente digital.
A prevenção é fundamental para evitar que o número de vítimas continue crescendo.
Agnes ADUSUMILLI