Winston Churchill
Cinebiografia do ministro britânico Winston Churchill acompanha suas decisões diante do “Dia D”
CHURCHILL segue o icônico primeiro ministro britânico Winston Churchill nos dias do infame Dia D, em junho de 1944.
As forças aliadas estavam estacionadas na costa sul da Grã-Bretanha, preparadas para invadir a Europa ocupadas pelos nazistas, esperando a decisão de Churchill se a invasão ocorreria.
Receoso de repetir seus erros da Primeira Guerra Mundial nas praias de Gallipoli, exausto por anos de guerra, atormentado por uma depressão e obcecado em ter seu lugar na história, Churchill também é confrontado com criticismo constante de seus opositores políticos; General Eisenhower e o Comandante Bernard Montgomery.
Somente o incansável suporte de sua brilhante e impassível esposa Clementine pode evitar o colapso mental e físico do Primeiro Ministro e leva-lo à grandeza.
Estaria ele acabado como um grande líder ou ele conseguiria novamente se levantar?
CHURCHILL é sobre o relacionamento muitas vezes volátil, íntimo, amoroso, porém cada vez mais distante com sua esposa Clemmie, magnificamente interpretada por uma igualmente robusta Miranda Richardson, e sua influência, cuidado e contribuição para a estatura, bem-estar e decisões de Churchill durante os últimos anos da guerra.
Como uma camada dramática no filme, esse relacionamento trabalha para sobrepor a história pessoal com a política, explorando como as duas estavam intrinsecamente ligadas, expondo o preço emocional que Churchill deve pagar pelo dever que eles carregam e o poder que eles têm.
Filmado em um estilo muito íntimo e pessoal, o filme tenta captar essas maquinações de um homem muito proeminente e como esses breves, ínfimos momentos que tão frequentemente definem nossa história, afetam emocionalmente e destacam as grandes e brutais mudanças emocionais que Churchill sofreu.
E, focando nas lutas pessoais de Churchill, e na profundidade e escuridão que ele tem que enfrentar, nós revelamos sua humanidade e emocionalmente contextualizamos como seus feitos públicos realmente foram.
Sinopse do filme
Junho de 1944: As forças Aliadas estão organizando um enorme exército no sul da Grã-Bretanha, com o intuito de recuperar o território europeu ocupado pelos nazistas.
Apenas um homem se encontra em seu caminho: Winston Churchill (Brian Cox). Por detrás da figura icônica e dos discursos inspiradores, está um homem que já enfrentou a humilhação política, o fracasso militar e até um problema na fala.
Impulsivo, por vezes ameaçador, e obcecado com o seu legado para a história, Churchill teme repetir o mesmo erro que, em 1915, levou ao massacre de centenas de milhares de soldados em Galípoli.