Welcome to Cultura Alternativa   Click to listen highlighted text! Welcome to Cultura Alternativa
All for Joomla All for Webmasters

Brinquedos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento das crianças

De acordo com especialistas, brinquedos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento das crianças

De acordo com psicopedagogos, o desenvolvimento das crianças e bebês consiste em diversos fatores, entre eles destacam-se as brincadeiras e os brinquedos, que são apresentados às crianças nessa fase de aprendizado constante.

A brincadeira, e o brinquedo em si, ajudam na concentração, capacidade motora, raciocínio, definição de tamanhos, formas e cores, além de estimular as habilidades e os sentidos de forma sutil e agradável para as crianças.

Segundo especialistas, brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

O brinquedo traduz a realidade para o universo infantil, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Brincando, a inteligência e a sensibilidade são desenvolvidas, e isso auxilia diretamente na formação do futuro da criança.

Brinquedos e brincadeiras

O brinquedo não é apenas um objeto que a criança usa para se divertir e ocupar o seu tempo, mas é um objeto capaz de ensinar e torná-la feliz ao mesmo tempo.

Nesse contexto se apresenta a importância do brinquedo à criança, como estimulador da curiosidade, da iniciativa, segurança, da linguagem, pensamento, concentração e da atenção.

Segundo pesquisa feita pela Ipsos Public Affairs, apenas 14% dos pais acham que brincar é importante para o desenvolvimento dos filhos.

A relevância do brinquedo decorre também da sua capacidade de induzir a imaginação infantil, e é através da mente da criança que o brinquedo passa a ser visto como algo sério e não como um simples instrumento que as crianças utilizam para se divertir e ocupar seu tempo, para elas, trata-se de um objeto capaz de educá-las.

Ao ver o brinquedo, a criança é tocada pela proposta do mesmo, além de reconhecer coisas, descobrir novidades, experimentar, reinventar, analisar, comparar e criar.

De acordo com psicopedagogos, os brinquedos desenvolvem a imaginação e as habilidades da criança, enriquecendo seu mundo interior, auxiliando na comunicação, preparando-a para participar do mundo que a cerca e suavizando o impacto provocado pela diferença com adultos.

Brinquedos e brincadeiras

As lojas de presentes modernas costumam trabalham com brinquedos que até mesmo estimulam a alimentação das crianças, um fator importante para o desenvolvimento saudável, e que pode ser uma dificuldade para os pais em alguns casos.

Porém, quando se insere esse tipo de brinquedo, que mostra e ensina a criança quais são os alimentos saudáveis, o momento das refeições se tornam mais agradáveis para as crianças e fáceis para os pais com dificuldades.

Atualmente, devido ao trabalho de psicólogos e educadores como Piaget e Vigotsky, há uma forte convicção de que brincar é de grande importância para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança.

Também é uma vantagem para os pais, que por observar como a criança se comporta brincando, podem identificar como ela está evoluindo e se desenvolvendo, quais são as dúvidas, o entendimento, e as soluções que as crianças encontram para os acontecimentos do dia a dia através do ato de brincar.

No mercado, lojas disponibilizam brinquedos educativos e estimulantes, que ao mesmo tempo divertem e mantém as crianças concentradas na brincadeira, explorando todos seus sentidos e atenção.

Brinquedos e brincadeiras

A loja de brinquedos É pra Presente, por exemplo, tem brinquedos indicados para cada fase da criança e seus interesses.

Para as crianças que estão em fase de engatinhar, aprender palavras e explorar ambientes, o tapete dupla face com espuma protetora é educativo e estimulante.

Empresas como esta, tem se esforçado para contribuir com o desenvolvimento das crianças através da diversão por meio dos brinquedos e brincadeiras.

 

Click to listen highlighted text!