As aulas voltaram. E agora?
Apoio da família auxilia a criança a retomar suas atividades
Muitas vezes pode ser bem difícil fazer essa transição, já que as crianças se acostumam a não ter muitas regras a seguir durante as férias.
Mas a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Champagnat, dá algumas dicas para ajudar os alunos e familiares a retomarem a rotina escolar.
Leia também – Volta às aulas e o choro… dos pais
As aulas voltaram
Cobrança na medida certa
Como o momento é de readaptação, cobranças fora da medida podem assustar ainda mais a criança. Por isso, procurar entender se ela apresentar alguma resistência em ir à escola é o melhor caminho para resolver o problema.
Tranquilizar sobre os novos desafios
Matérias e conteúdos novos podem assustar, por isso é importante tranquilizar a criança, explicando que a transição não é nenhum bicho de sete cabeças e que os professores estarão sempre presentes para ajudá-la no que for necessário.
Integração com novos amigos
Deixar claro que a criança pode encontrar novos amigos no ano que se inicia é importante. Incentive-a a fazer amizades e a interagir com os colegas para que não se sinta deslocada. Converse com o professor sobre isso.
Estar presente
Nos primeiros dias de aula, é importante que os pais visitem a escola, conheceram o novo professor e se mantenham inteirados sobre a rotina escolar. Essas atitudes certamente vão trazer mais segurança ao aluno, além de deixá-lo feliz por saber que professor e pais têm uma boa relação.
As aulas voltaram
Ajudar a superar medos
É natural que a criança fique ansiosa e até com medo ao enfrentar o recomeço na escola. Ajude seu filho a superar esse momento conversando, ouvindo-o e reforçando que estará sempre a seu lado para enfrentar a situação.
Ser breve na despedida
Ao deixar seu filho na escola, seja breve e carinhoso na despedida, deixando bem claro que alguém vai buscá-lo ao término da aula. Transmita tranquilidade e segurança para que ele não se sinta esquecido na escola.
Retomar a rotina alimentar
É natural que nas férias não exista uma rotina muito rígida nas refeições. Retomar essas práticas é importante. Se alimentar bem e nos horários adequados é necessário para que seu filho apresente bons resultados na escola.
Dormir na hora certa
Crianças e adolescentes precisam de boas noites de sono para apresentar rendimento escolar satisfatório. Combine com seu filho horários para dormir e acordar, assim ele terá mais condições de estudar com tranquilidade.
Organizar o material
É interessante que as crianças tenham autonomia para organizar suas mochilas. Esse processo deve ser feito antecipadamente para que não seja tumultuado. Organizar o material de forma tranquila também auxilia o aluno a ter uma boa transição.
Horários de estudo
Não deixe que a tarefa de casa se acumule. Ajude seu filho a organizar uma rotina de estudos. Esse hábito vai ajudá-lo a apresentar um bom rendimento escolar e a ter uma participação mais assídua e segura em sala de aula.
Valorize os estudos
Deixe claro a importância da escola na vida da criança para que ela se sinta mais confiante e determinada. Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, assim ela terá mais vontade de ir para a escola.
Momentos de lazer
Apesar das férias terem terminado, é importante que a criança continue desfrutando de momentos de lazer. Incentive seu filho a concluir suas tarefas para aproveitar melhor as brincadeiras em casa com amigos ou familiares. Reserve um momento para isso.
Certamente, existem muitas outras dicas para um bom retorno às aulas, mas essas devem contribuir para que esse processo seja feito com mais tranquilidade.
As aulas voltaram? Hora de organizar..