Biblioteca de Gentes. Começo a escrever este texto infinitamente emocionado. Acabo de chegar da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira que fica entre a 506 / 507 Sul. Sinto que estou absolutamente emocionado, pois, vi uma biblioteca de primeiro mundo, um estímulo à leitura e estudos, e lembrei, muito da Conceição. A biblioteca reabriu há cerca de um mês e para mim, o maior responsável, foi o inovador e atuante Marcos Linhares, ex-presidente do Sindicato de Escritores do DF e atual Vice-Presidente.
Meus momentos com a Conceição
Lembro do timbre da sua voz, sou músico, além de jornalista, e sempre lembro de timbres de vozes. Sua voz era uma mescla de ar com contralto. Lembro também que ela fumava muito e sua morte foi repentina. Senti hoje que ela não morreu, está eternizada nesta biblioteca. Por sinal, ela viveu, dedicou sua vida para esta biblioteca. Esta mulher não precisava fazer a apologia do empoderamento para sua vida, pois, ela era empoderada e tive inúmeros momentos com ela.
Escriba e Sindicato
Nesta biblioteca tive inúmeras reuniões do sindicato e escriba com Amargedonn, hoje Gustavo Dourado, Menezes Y Morais que faz tempo que não vejo, Sóter, enfim, tantos e tantos nomes da literatura, segmento onde sou odiado e amado, mas, nunca passo em branco, graças a Deus, pois, a função do artista é incomodar e do jornalista questionar.
Modernização
Caramba, e escrevo caramba com propriedade, a Biblioteca está moderna e se não tiver o número de funcionários ideal, não vai durar. O povo brasileiro, por falta de educação, gosta de estragar tudo que é belo e só pensa em criticar. Esta biblioteca está com móveis de primeiro mundo. Meu Deus, oro para que isso dure até a minha morte. E quando eu disse que não ia durar, a editora do cultura alternativa, Agnes Adusumilli, discordou. Espero que tenha razão.
Biblioteca de Gentes
A primeira vez que ouvi esta expressão, foi numa entrevista presencial que fiz com Marcos Linhares e Gilbson Alencar, veja abaixo. Uma entrevista longa quando Gilbson assumiu como Presidente do Sindicato de Escritores. E achei interessante a expressão, a primeira imagem que me veio foi, vou ler gentes ao vivo.
Biblioteca de Gentes – Informações de Release
Elise, Maria Abadia e Philip serão as pessoas a serem “lidas” presencialmente na quinta, 11 de agosto, pela segunda edição do projeto “Biblioteca de Gentes”. Eles serão lidos pelos afortunados leitores que se permitirem desfrutar de lindas histórias.
Esta é a segunda edição da iniciativa do Instituto Fazer o Bem (Insfabem) na quinta-feira, dia 11, às 19h30, com acesso aberto a todos e vagas limitadas. O presidente do Insfabem é o velho e atuante Marcos, já citado nesta matéria. Ele explica que cada ser tem sua história e alguns deles com histórias de vida simplesmente empolgantes. Segundo ele, foi pensando nisso que o Instituto Fazer o Bem criou o BIDEGEN. “Inspirados pelo projeto dinamarquês Human Libraries que propõe, de forma diferente, a leitura de pessoas”.
Quem for terá a oportunidade de ver como Elise foi a um evento, ouviu um conselho e mudou sua trajetória. De sentir como Maria Abadia encontrou onde menos se esperava alimento para a fome e para alma. E curtir como as mudanças de Philip que foi trabalhar onde ninguém queria para ganhar prêmios e iluminar vidas.
A Biblioteca Demonstrativa nas redes
Site www.bdbcultural.com.br
Facebook.com/bdb.cultural
Instagram – @bdb.cultural
Estacionamento devastado
Pós pandemia, aumentou assustadoramente a quantidade de pessoas sem dinheiro, sem comida, enfim, a pobreza se alastrou. Não há estacionamento na biblioteca. O que há é ridículo, tem poucas vagas. Hoje vimos um carro estacionado na vaga de Idoso sem autorização. Se iremos, não sei. Se você for saiba que é péssimo o estacionamento e você vai ter que parar na frente do Supermercado Comper e ir a pé por alguns metros. Cuidado com o celular e oremos para tudo dar certo
Streamyard
Faremos futuramente uma entrevista com Marcos Linhares sobre a Biblioteca de Gentes que acreditamos ser uma ideia macro deste ativista cultural imparável. Marcos, saiba que o Cultura Alternativa te respeita e tenha-nos sempre como parceiros de divulgação e amizade.
Anand Rao
Editor Chefe
Cultura Alternativa