O que é reserva cognitiva?

É um conceito importante para entender a saúde cognitiva.

Reserva Cognitiva

Conceito

Pode ser entendida como a habilidade do cérebro de improvisar e encontrar formas alternativas para realizar uma tarefa. Assim como um carro potente que permite engatar outra marcha e acelerar repentinamente para evitar um obstáculo, o cérebro pode mudar a forma como funciona, tornando recursos adicionais disponíveis para lidar com desafios. A reserva cognitiva é desenvolvida ao longo da vida por meio da educação e curiosidade, ajudando o cérebro a lidar melhor com falhas ou declínios.

Reserva Cognitiva

Origem

A origem do conceito de reserva cognitiva surgiu no final dos anos 1980, quando pesquisadores descreveram indivíduos sem sintomas aparentes de demência que, no entanto, foram encontrados em autópsia com alterações cerebrais consistentes com a doença de Alzheimer avançada. Esses indivíduos não apresentavam sintomas da doença enquanto estavam vivos porque tinham uma reserva cognitiva grande o suficiente para compensar os danos e continuar funcionando normalmente.

Reserva Cognitiva

Importância da Reserva Cognitiva

Desde então, as pesquisas mostram que pessoas com maior reserva cognitiva são mais capazes de retardar os sintomas de alterações degenerativas do cérebro associadas à demência ou outras doenças cerebrais, como a doença de Parkinson, esclerose múltipla ou um derrame. Uma reserva cognitiva mais robusta também pode ajudá-lo a funcionar melhor por mais tempo se você for exposto a eventos inesperados na vida, como estresse, cirurgia ou toxinas no ambiente. Essas circunstâncias exigem esforço adicional do cérebro, assim como um carro que precisa engatar outra marcha.

Reserva Cognitiva

A Guide to Cognitive Fitness

Para saber mais sobre como manter sua mente afiada à medida que envelhece, leia “A Guide to Cognitive Fitness”, um relatório especial de saúde da Harvard Medical School.

O livro “A Guide to Cognitive Fitness” mostra como evitar ameaças ao bem-estar do seu cérebro. Você aprende como construir uma “reserva cognitiva” para lidar com as mudanças do seu cérebro. O livro inclui informações sobre a vitamina que seu cérebro precisa ter, três maneiras surpreendentemente fáceis de treinar seu cérebro e duas dicas matinais que podem ajudá-lo a dormir melhor à noite.

A aptidão cognitiva vai muito além da memória. Ela abrange o pensamento, aprendizado, reconhecimento, comunicação e tomada de decisões sólidas.

Francisco Fernando

Especial para o Cultura Alternativa