A Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios é uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira edição da pesquisa foi realizada online entre 26/08/2022 e 11/09/2022 e contou com 6.028 respondentes de todos os 26 estados e DF.
Dentre os resultados da pesquisa, foi revelado que apenas 9% dos pequenos negócios repassaram integralmente para seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas, enquanto 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.
Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios
Metodologia
A metodologia da Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios é quantitativa e foi realizada por meio de um formulário online (web survey) . A amostra foi composta por 6.028 respondentes de todos os 26 estados e DF e o erro amostral é de +/-1% para os resultados nacionais com um intervalo de confiança de 95%.
Os resultados foram ponderados por UF e porte levando em conta o universo de Pequenos Negócios.
Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios
Conclusões
A primeira edição da Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios revelou algumas informações interessantes sobre este segmento no Brasil. Dentre os principais resultados, a pesquisa mostrou que:
– Houve uma redução na proporção de empresas que afirmam estar sofrendo uma redução em seu faturamento.
– O aumento dos custos e a falta de clientes ainda são os fatores que mais trazem dificuldades para o negócio no momento.
– A maioria dos pequenos negócios teve aumentos de custos nos últimos 30 dias.
– Metade dos pequenos negócios paga aluguel do local onde opera o negócio.
– Houve um aumento na proporção de empresas que vendem utilizando ferramentas digitais.
– O PIX é a principal forma de pagamento neste segmento.
Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios
Sugestões
A Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios é uma pesquisa quantitativa que tem como objetivo fornecer informações sobre o cenário dos pequenos negócios no Brasil. A pesquisa não fornece sugestões ou recomendações específicas para o segmento. No entanto, os resultados da pesquisa podem ser usados por empresários e tomadores de decisão para entender melhor o cenário atual e tomar decisões informadas.
Pesquisa Pulso de Pequenos Negócios
Sebrae
O SEBRAE é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. É uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil. O SEBRAE oferece cursos, consultorias, informações e outros serviços para ajudar os empreendedores a iniciar e gerenciar seus negócios de forma eficiente.
IBGE
O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É um órgão do governo federal responsável por produzir informações sobre o país, incluindo dados estatísticos, geográficos e ambientais. O IBGE realiza censos e pesquisas para fornecer informações sobre a população, economia, educação e outros aspectos da sociedade brasileira.
O porquê desta pauta?
Porque os pequenos negócios são extremamente importantes para a economia do Brasil. Eles representam uma grande parcela das empresas do país e são responsáveis por gerar empregos e renda para milhões de brasileiros. Também desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento local e regional, pois muitas vezes estão presentes em áreas onde grandes empresas não têm interesse em atuar.
E são importantes, enfim, para a inovação e o crescimento econômico, pois muitas vezes são mais ágeis e flexíveis do que as grandes empresas, o que lhes permite se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e explorar novas oportunidades de negócios.
Anand Rao
Editor Chefe
Cultura Alternativa