A Influência da Tecnologia na Música - Gostos musicais - Site Cultura Alternativa

Gostos musicais, podem influenciar sua música?

Gostos musicais

Ciência mostra que nossos gostos musicais não podem ser encapsulados em gêneros abrangentes

Por muito tempo, os gêneros musicais têm sido usados para descrever os gostos musicais das pessoas.

Agora, uma equipe de cientistas examinou os gostos musicais de uma amostra alemã ampla e descobriu que não é suficiente saber quais gêneros as pessoas gostam para descrever seus gostos musicais.

Os pesquisadores também descobriram que certos gostos musicais podem estar associados a variáveis sociodemográficas e de personalidade específicas das pessoas que gostam dos mesmos gêneros.

Gostar de certas coisas ou estilos é um aspecto importante das identidades e das vidas sociais das pessoas.

Os gostos podem influenciar a maneira como os humanos agem e julgam. Como descrever de forma confiável o gosto musical é difícil e está em debate, devido à constante diversificação e transformação da música.

Usando uma abordagem que também considerou subgêneros, pesquisadores na Alemanha questionaram mais de 2.000 pessoas sobre seus gostos musicais e analisaram mais de perto os fãs de cinco gêneros: música clássica europeia, música eletrônica de dança (EDM), metal, pop e rock.

“Nossas análises revelaram que pessoas que gostam do mesmo gênero podem ter gostos muito diferentes se perguntadas quais subgêneros elas gostam”, disse Anne Siebrasse, doutoranda no Max Planck Institute for Empirical Aesthetics e principal autora do estudo publicado na Frontiers in Psychology.

“Portanto, os fãs de certos gêneros não devem ser percebidos como grupos homogêneos com os mesmos gostos. Em vez disso, precisamos reconhecer as diferenças dentro desses grupos que também estão relacionadas à idade, gênero, nível de escolaridade, estilo de vida ou traços de personalidade.”

Subgrupos com preferências diferentes

“Quando as pessoas falam sobre seus gostos musicais, elas costumam usar termos de gênero. No entanto, no nível do gênero, os fãs dos Beatles e dos Rolling Stones seriam todos fãs de rock, mas eles próprios provavelmente veriam enormes diferenças”, continuou Siebrasse.

Para representar empiricamente essas diferenças, sua coautora Melanie Wald-Fuhrmann desenvolveu um questionário no qual os participantes indicavam o quanto gostavam de subestilos associados aos gêneros examinados.

Ao registrar sistematicamente o gosto nos níveis de gênero e subgênero, os pesquisadores obtiveram uma imagem mais diferenciada do gosto musical.

Gostos musicais

Gostos musicais

À medida que os pesquisadores consideravam as atitudes em relação aos subgêneros, várias classes de gosto emergiram.

Três dessas classes gostavam de todos os subgêneros com mais ou menos o mesmo grau – muito, moderadamente ou menos, escreveram os autores. Duas classes de gosto, no entanto, diferiam no fato de que preferiam subestilos que eram mais desafiadores ou mais fáceis de processar, respectivamente.

Em todos os gêneros, os subtipos que representavam a variante mainstream foram geralmente preferidos em relação a alternativas mais desafiadoras.

Os pesquisadores também descobriram que variáveis sociodemográficas e de personalidade, incluindo idade, atitude relacionada ao meio ambiente e abertura, podem prever a pertença a um grupo de gênero ou classe de gosto dentro do gênero.

Por exemplo, os pesquisadores encontraram um efeito claro da idade na música pop. Isso mostrou que as músicas pop que as pessoas mais gostam são as da década em que tinham cerca de 20 anos.

Conclusão

Os resultados deste estudo mostram que os gostos musicais são mais complexos do que se pensava anteriormente.

Não é suficiente saber quais gêneros as pessoas gostam para descrever seus gostos musicais.

Em vez disso, é preciso considerar as subcategorias dentro de cada gênero e as variáveis sociodemográficas e de personalidade das pessoas.

Este estudo fornece uma base para uma melhor compreensão dos gostos musicais e de como eles se relacionam com outras dimensões da vida das pessoas.

REDAÇÃO SITE CULTURA ALTERNATIVA

Cultura Alternativa