Elétrico 28, também conhecido como “Elétrico 28E”, é uma verdadeira viagem no tempo e um ícone do patrimônio de Lisboa. Sua história começa em 1914, tornando-o uma das mais antigas linhas de bonde em operação no mundo.
Com seus interiores de madeira e detalhes em latão polido, o Tram 28 oferece aos passageiros a oportunidade de experimentar uma era passada, enquanto percorre os bairros mais antigos da cidade, passando por marcos importantes e revelando vistas deslumbrantes da paisagem urbana lisboeta.
O trajeto atual do Elétrico 28, que se estende do Campo de Ourique (Prazeres) até a Praça Martim Moniz, foi alcançado após várias transformações na rede de elétricos de Lisboa. A cidade iniciou com tramways a cabo no final do século XIX e migrou para o sistema elétrico em 1901.
Elétrico 28 Lisboa
Ao longo dos anos, o sistema de bonde expandiu-se consideravelmente, atingindo seu auge em 1959 com 27 linhas em operação. Desde então, houve um declínio gradual, atribuído à construção do Metrô de Lisboa e à expansão do sistema de ônibus.
Apesar disso, a linha do Elétrico 28 e outras permanecem essenciais para a cidade, não apenas como atração turística, mas também como parte importante do sistema de transporte público, devido à topografia única de Lisboa, que só pode ser eficientemente cruzada por bondes de pequeno porte.
Originalmente comissionados na década de 1930 para lidar com o terreno montanhoso de Lisboa, os bondes “Remodelado” da linha 28 podem se tornar extremamente lotados, especialmente durante a alta temporada. Recomenda-se pegar o bonde cedo pela manhã para evitar longas esperas e garantir uma visão desimpedida dos bairros históricos por onde ele passa.
A história do Elétrico 28 é um reflexo da evolução dos transportes e da própria cidade de Lisboa, oferecendo não apenas um meio de locomoção, mas uma imersão cultural e histórica única.
Elétrico 28 Lisboa
O trajeto
O trajeto do Elétrico 28 em Lisboa oferece uma experiência única através dos pontos mais pitorescos e turísticos da cidade, começando no bairro de Campo de Ourique (Prazeres) e terminando na Praça Martim Moniz.
Ao longo do percurso, o elétrico passa por aproximadamente 36 paradas, incluindo locais emblemáticos como a Praça Luís de Camões, Chiado, Sé, Miradouro de Santa Luzia, Graça, entre outros.
Algumas das paradas mais notáveis incluem:
– Graça onde você pode visitar vários miradouros com vistas deslumbrantes sobre a cidade.
– Calçada de São Vicente próxima ao Monastério de São Vicente de Fora, o Panteão Nacional e a feira da ladra.
– Largo das Portas do Sol um excelente ponto de partida para explorar o bairro de Alfama e seus miradouros.
– Sé onde se encontra a catedral de Lisboa.
– Rua da Conceição no coração da Baixa lisboeta, perto de várias atrações como a Rua Augusta e o Praça do Comércio.
– Praça Luís de Camões, um nó de ligação para o Chiado, Bairro Alto e o icônico Elevador da Bica.
– Estrela onde se localiza a Basílica da Estrela e o Jardim da Estrela, um dos mais bonitos parques da cidade.
O Elétrico 28 opera de segunda a sexta, das 6h às 22h30, com uma frequência de cerca de quatro bondes por hora. Porém, é importante ter em mente que entre 10h e 18h, o elétrico fica bastante cheio, e pode ser difícil conseguir um assento. Os bilhetes custam 3 euros e podem ser adquiridos diretamente com o condutor.
Este passeio não é apenas uma maneira de se locomover, mas uma autêntica experiência cultural e histórica, oferecendo uma visão íntima dos bairros tradicionais de Lisboa e suas maravilhosas paisagens urbanas.
Elétrico 28 Lisboa
Nossa Opinião
Amamos e o custo é ínfimo. Conhecer locais turísticos e pitoresco da Cidade e de fato uma excelente opção.
O 28 desloca-se entre a Graça e os Prazeres, num percurso que percorre estreitos bairros históricos, encontra palácios, visita a Sé, atravessa a Baixa, sobe o Chiado e a Estrela e termina em Campo de Ourique.
Anand Rao
Editor Chefe
Cultura Alternativa