A empresária e escritora Luh Veiga

A empresária e escritora Luh Veiga

A empresária e escritora Luh Veiga

Empresária atuante, bem como, escritora.

O Whatsapp nos uniu nesta entrevista.

Agradecemos pela gentileza com que Luh Veiga nos tratou e pela exclusividade.

Meu nome é Anand Rao, sou jornalista e editor do portal de notícias Cultura Alternativa, músico com vários CDs lançados e poeta com vários livros publicados. Quem é Luh Veiga?

Sou poetisa, acadêmica titular da Aletras  (Academia Aguaslindense de Letras) e gestora do Celeiro Literário Brasiliense, Leia-me. Tenho formação em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Atualmente trabalho com moda e minha loja se Chama Borboleta Luh. Como artista, tenho vários poemas publicados em  Coletâneas e artes digitais em capas de livros. Breve estarei lançando meu livro solo.

Falemos da Arte da Escrita. Quando escrevo poemas valorizo o som das palavras e a metáfora. E você?

Anand, quando construo meus poemas, procuro ser a mais criteriosa possível. Faço uso de figuras de linguagens, entre elas, a sinestesia e a metáfora estão bem presente nos meus textos. A maioria dos meus textos são sintéticos, procuro enxugá-los bastante, de forma que a sonoridade e a estética fiquem claras para o leitor.

A empresária e escritora Luh Veiga

Para mim, letra de música e poemas não tem diferenças. Musico poemas há muitos anos. Meus trabalhos podem ser encontrados e adquiridos na ONE Rpm, ITunes. E para você há diferença entre poemas e letras de músicas.

Concordo com você. Letra de música é na sua essência um poema. Dia desses musiquei um poemeto meu também.  

Não faço parte de Academias. Admiro a gestão de Marcos Linhares no Sindicato de Escritores, mas, ando meio distante de Sindicato, Associações e etc. Tenho achado interessante o Celeiro. Estou me dedicando integralmente ao jornalismo e atuação artística na arte de ler e musicar poemas. Fale um pouco sobre sua participação no Celeiro e na Academia?

Comecei participar do Celeiro como uma das gestoras, foi praticamente na mesma época de ter sido convidada para ser membro da Aletras( Academia Aguaslindese de Letras). Tem sido uma honra pra mim. Desenvolvi vários trabalhos literários em ambas e continuo até o momento. Estive sempre presente nos eventos literários, nas organizações de textos das Coletâneas do Celeiro Literário Brasiliense e nas criações de capas das Coletâneas 1 e 4. Ainda neste ano de 2020, nascerá a Coletânea Colheita 5 , de poesia e prosa, que para a minha felicidade estou mais uma vez  na organização, com as escritoras maravilhosas, Nilva Souza, Custódia Wolney e Nara fontes, juntamente com o fundador do Celeiro, Ronaldo Mousinho.Isto tem sido gratificante para meu currículo literário. Pois o maior presente para um artista é ter sua arte reconhecida, em qualquer área que optamos seguir.

A empresária e escritora Luh Veiga

Meus livros foram todos publicados de forma independente. Não faço mais livros impressos, acredito agora no e-book. Fale um pouco da forma como tem publicado seu trabalho, das coletâneas que participou, qual o processo?

Uso minhas plataformas sociais para divulgar meus trabalhos. Em breve lançarei meu livro solo. Participei de uma das Coletâneas da Aletras,  “Toda a poesia”, publicado em 2017. Participei de todas as Coletâneas do Celeiro Literário Brasiliense, indo este ano de 2020  pra sua  quinta edição.

O processo é bem elaborado e feito com muito carinho. Todo ano comemoramos seu aniversário com a publicação de uma Coletânea. Além da abertura do edital, convidamos artistas também por telefone ou pessoalmente. E pra minha felicidade,

mais uma  vez serei capista deste trabalho e meu esposo, Tony Barros  como diagramador.

Vamos falar da sua loja e parece que seu marido também atua na área privada. Nós perdemos alguns patrocinadores e tivemos que nos reinventar na difusão de notícias diferenciadas. Hoje usamos com maestria o Zoom e temos estudado muito todas as plataformas on line. Nosso público, tanto o do Portal Cultura Alternativa, que é um site, e da Tv Cultura Allternativa, no You Tube, está amando. E estamos crescendo em popularidade. Como vocês tem enfrentado estes tempos de pandemia, este momento é para os que têm ideias e são ousados não acha?

Sim. Temos que nos reinventar todos os dias.

Trabalhamos com dois segmentos no comércio. Fico na área de moda e meu esposo na de celular com prestações de serviços e acessórios. O momento atual nos apresentou um mundo muito amplo, que é o mundo digital, onde o maior crescimento está sendo agora.  Alcançamos mais clientes e ampliamos o alcance das marcas. Além de atendermos nas lojas físicas, atendemos também em delivery, uma forma a mais de atendimento aos  nossos clientes. Assim, aproveitamos todas as alternativas que o momento nos permite.

A empresária e escritora Luh Veiga

E quais os links das lojas, da Luh Veiga escritora. Enfim, quais os links públicos onde podemos encontrar a escritora e empresária Luh Veiga, bem como, seu marido?

Eis os links.

Instagram da Borboleta Luh Moda.

www.instagram.com/borboleta_luh

Meu Instagram.

www.instagram.com/luh.veigapoeta

Instagram da HTL Celular

www.instagram.com/htl_celular

Agradecemos à Luh Veiga pela entrevista exclusiva e informamos o ranking do Cultura Alternativa e da Tv Cultura Alternativa no Google. Inscreva-se e ative o sininho da Tv Cultura Alternativa – https://bit.ly/tvculturaalternativa

Veja o vídeo.

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa