ALÉM DA LENDA – O FILME

ALÉM DA LENDA – O FILME - Cultura Alternativa

ALÉM DA LENDA – GANHA NOVA DATA DE ESTREIA NOS CINEMAS, DIA 4 DE AGOSTO

Primeiro longa de animação pernambucano se inspira no folclore nacional, e conta com vozes de Gabriel Leone, Hugo Bonemer, na dublagem

Confira o clipe:

A partir de uma série de televisão querida pelo público infantil, ALÉM DA LENDA – O FILME traz, com uma linguagem lúdica e muito lirismo, e um colorido e encher os olhos, personagens e histórias do folclore brasileiro para o público infantil.

O filme expande o universo do televisivo lançado em 2018, e que conta com 13 episódios, exibidos na TV Brasil e na Globo NE – Pernambuco, entre outras.

No time de dubladores, o longa conta com vozes de Gabriel Leone, Hugo Bonemer. O filme chega aos cinemas de todo país em 09 de junho, com distribuição da Boulevard Filmes.

De forma acessível e divertida, o filme conscientiza as crianças da importância das lendas nacionais. A trama envolve um livro sagrado, que reúne todas as histórias do folclore nacional, e fica escondido numa montanha. Ele só é revelado, uma vez por ano, no dia do Saci, 31 de outubro.

Porém, um trio que simboliza o Halloween vem para o Brasil nessa data, e, recebidas como celebridades, pretendem roubar o livro e dominar as nossas lendas.

ALÉM DA LENDA – O FILME

Com direção de Marília Mafé e Marcos França, amplia as histórias e personagens do desenho da televisão, que também estão presentes em diversos formatos e plataformas, como em 9 livros, redes sociais, podcast entre outras coisas. Ulisses Brandão, Produtor Executivo e Roteirista da série e do filme, explica que também queria levar o folclore brasileiro para o cinema. Um dos destaques do filme é o Saci, que é apresentado agora.

“A responsabilidade aumenta muito quando você começa a trabalhar com um personagem tão caro e conhecido do público brasileiro quanto o Saci, por exemplo. Revisitamos algumas lendas mais antigas como a Cuca e o Curupira, o que nos levou a reforçar a pesquisa sobre o tema. Mas é importante frisar que todas as lendas que apresentamos tem um molho que traz o nosso tempero. Não conseguimos contar histórias que não fossem verdadeiras para gente”, explica.

O longa traz uma combinação peculiar que fala direto ao seu público: lendas brasileiras e tecnologia. “A forma como encontramos para nos comunicar com as crianças de hoje foi incorporar à narrativa objetos modernos, como drones, e uma dinâmica ágil, de forma a deixar o nosso público sempre atento.”

Duas coisas, conforme explica Brandão, são fundamentais para estabelecer um diálogo com o público infantil. Uma delas é o humor, e a outra é trazer os personagens para um cotidiano contemporâneo com o qual as crianças possam se identificar.

“Não construímos heróis e vilões, mas personagens com defeitos e virtudes, como todos nós. Com o filme, que é voltado para um público família, tivemos sempre a preocupação de tornar a obra atraente também para os pais, até porque eles conhecem bem os personagens.

Então a forma como a narrativa se desenvolve e, principalmente como as piadas acontecem, é de forma a divertir os dois, pais e filhos.”

Primeira animação produzida em Pernambuco, ALÉM DA LENDA – O FILME é resultado do trabalho de quarenta profissionais. “Mas acredito que representamos muito mais gente.

Representamos uma trajetória de bons contadores de história que temos aqui no estado. O cinema pernambucano é um orgulho para todos nós, não só pelos prêmios, mas especialmente por representar tão bem momentos e aspectos da nossa sociedade. Temos uma alegria enorme em levar esse legado para frente.”

Brandão explica que é um desafio trabalhar com histórias e personagens tão importantes e amados da cultura nacional, mas a série e o filme criaram sua própria imagem das nossas lendas.

“Não hesitamos em propor um novo olhar, com muito respeito, agora um pouco mais moderno e irreverente. Acreditamos também na importância de apresentar esses personagens às novas gerações. Queremos que as crianças brasileiras saibam que o Saci e o Boto, por exemplo, podem ser tão legais quanto o Homem-Aranha e o Batman.”

ALÉM DA LENDA – O FILME será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes.

Cultura Alternativa