Azul inicia novo sistema de embarque com distanciamento social

Azul inicia novo sistema de embarque, Companhia Aérea Azul

Azul inicia novo sistema de embarque em Curitiba sistema de embarque inovador que garante o distanciamento social

Chamado de Tapete Azul, tecnologia de realidade aumentada proporciona o distanciamento social entre os Clientes e oferece mais comodidade, agilidade e conforto ao tornar o processo de entrar na aeronave mais rápido e organizado;

Até o fim do ano, outros 17 aeroportos no país devem receber a tecnologia, que é pioneira no mundo e exclusiva da Azul

Quem está viajando com a Azul a partir de Curitiba não precisa mais enfrentar aquelas longas e demoradas filas que se formam no portão de embarque pelos aeroportos do mundo. Isso porque a companhia está revolucionando a forma como a indústria da aviação realiza o acesso de seus Clientes até os assentos do avião.

O aeroporto da capital paranaense foi o escolhido pela companhia para ser o primeiro no mundo a contar com uma tecnologia e sistema inovadores e exclusivos da Azul que indicam para cada Cliente qual o seu momento de embarcar no avião, além de organizar de uma forma rápida e prática a fila de acesso à aeronave.

Azul inicia novo sistema de embarque – Tecnologia pioneira

De quebra, a tecnologia pioneira no mundo contribui para garantir o distanciamento social entre as pessoas em tempos de pandemia, já que os Clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si. O Tapete Azul é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao Cliente o momento certo de embarcar.

No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação, segundo estima a companhia, vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião, redução que pode ser ampliada ao longo do desenvolvimento do produto.

“O processo de embarque de uma aeronave possui regras e a necessidade de identificação dos Clientes para garantir a segurança. Essa tecnologia está nos ajudando a fazer isso com muito mais agilidade e segurança, especialmente neste período em que as pessoas precisam manter a distância uma das outras. Isso acontece porque o sistema chama de forma intercalada nossos Clientes a fazerem o embarque, tornando o processo mais fluido para quem está viajando”, explica Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes.

Além do Afonso Pena, outros 17 aeroportos serão contemplados com o Tapete Azul até o fim do ano. Somadas, essas bases terão 100 portões de embarque com o Tapete Azul, respondendo por cerca de 70% dos embarques de voos domésticos da Azul.

Azul inicia novo sistema de embarque

“Pioneirismo, inovação e eficiência são marcas do Aeroporto Internacional de Curitiba. E agora, mais do que antes, estamos em um momento no qual a tecnologia, aliada às adaptações da estrutura aeroportuária, vai aprimorar os processos de embarque, especialmente num cenário de pandemia.

Assim a Azul e Infraero iniciaram, a partir de Curitiba, uma transformação na experiência de embarque, que ajuda reduzir o tempo de espera em filas, melhora a organização e contribui para o distanciamento recomendado pela Anvisa.

Azul inicia novo sistema de embarque

Podemos afirmar que essa é uma medida precursora, assim como é o Aeroporto Afonso Pena, que também é um dos terminais mais premiados do Brasil de acordo com os passageiros”, afirma o superintendente do aeroporto Antonio Pallú.

Desde que a Azul começou a utilizar o Tapete Azul no aeroporto de Curitiba, os ganhos operacionais também têm se somado ao conforto do Cliente, já que aquela longa e habitual espera em pé para conseguir entrar no avião não acontece mais. “A Azul nasceu de um projeto inovador, então está em nosso DNA procurar formas e tecnologias que proporcionem aos nossos Clientes o melhor voo de suas vidas”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação.

“A tecnologia foi criada e desenvolvida pela paranaense Pacer Tecnologia. Ela se chama WaveMaker e usa sistemas de inteligência artificial e projeção sobreposta para criar um efeito de movimento orgânico, tornando o processo de embarque mais confortável passageiro”, destaca Ricardo Pocai, presidente da Pacer.

O Tapete Azul já está em fase de testes em Goiânia e em Viracopos, principal aeroporto do Azul e maior centro de distribuição da América do Sul. A expectativa da companhia é de que o tapete desembarque até o fim do mês no Santos Dumont, no Rio, em Salvador e Belo Horizonte.