Caleuche (Veleiro) Comida Chilena em Brasília-DF

Caleuche (Veleiro) Comida Chilena em Brasília-DF


Após uma sugestão de pauta feita pelo Produtor e Agenciador Henrique Inácio, entramos em contato com o Caleuche (Veleiro) para escrever sobre o referido local pois, é um lugar que valoriza a música e paga integralmente o couvert artístico para o musico.

Um bar chileno com um cozinheiro chileno tendo como proprietários um músico e sua esposa atenta ao marketing, decoração, enfim, toda a parte operacional do bar. Muitos dizem que empresas familiares dão errado. Esta, pelo contrário, trabalha unida e passa para o cliente harmonia ao servir, simpatia, além de atenção com a dinâmica musical implementada na casa. O som não é alto, não incomoda aos que querem ouvir e conversar, sendo um som de relativa qualidade.

Ao chegar ao espaço no dia 29 de novembro de 2013, uma sexta-feira, único dia que há música ao vivo (no folder diz quinta e sexta, mas, no quando fomos fazer a matéria disseram que era só na sexta, ligue antes por via das dúvidas), não encontramos o músico na hora marcada para o show, por sinal, um bom músico Márcio Bomfim pois, o mesmo havia se atrasado no trânsito. Portanto, você frequentador pode ter que enfrentar essa intempérie, esse é o Brasil mas, depois curtirá uma boa música.

Abro um parentese para propor que haja uma happy-hour com cobrança de couvert durante a semana dedicado à poesia onde pode ser contactada como organizadora Betta Doelinger (https://www.facebook.com/RobertaDoelinger) muito atuante na arte e cultura local e com um bom transito frente aos escritores sendo inclusive membro do Sindicato de Escritores do DF.

Continuando nossa viagem no Caleuche, escolhemos dois pratos para consumo. O meu se chamava Carne Mechada (foto abaixo) que é composto de carne bovina recheada cozida na pressão ao molho de vinho tinto chileno servida com purê de batata e salada chilena (tomate e cebola). Eu confesso que estava muito bem feito, com uma boa apresentação e saboroso. Como sou diabético, foi-me servido o prato executivo.

Caleuche (Veleiro) Comida Chilena em Brasília-DF

Carne Mechada

O de Agnes Adusumilli chamado Mariscal Frio (foto abaixo) que é uma espécie de ceviche com mariscos seletos, lula, polvo e camarões, marinados ao limão e cheiro verde ao azeite extra virgem chileno. Creio que Agnes sentiu ser um prato forte mas, saboroso pois, deixou um pouco do mesmo.

Mariscal Frio

Quanto à decoração oitenta por cento das cadeiras e mesas do espaço é feito de madeira maciça que segundo a informação dada pelo filho dos proprietários foi feita nos arredores de Brasília e permanece, mesmo quando está fechado o bar, ali, em ser recolhida para dentro da loja, pois, é pesadissima.

E vinte por cento de cadeiras de madeira adquiridas em fábricas de menor resistencia. Mas, a decoração é harmônica e centrada e como é um veleiro os proprietários se preocupam inclusive em ligar uma estátua própria da região da Bahia usada em embarcações.

Por fim, e sei que na internet as matérias têm que ser pequenas para ser lidas, tem uma coisa que não há em Brasília, estacionamento. Após as 19 h, uma área originalmente destinada à grama verde, é usada como estacionamento portanto, o frequentador não terá problemas para estacionar seu veículo.

Quer passar uma noite agradável degustando uma boa comida chilena vá ao Caleuche e informamos também que toda nossa presença foi custeada pelo Caleuche, não tivemos gastos de nenhuma ordem, a não ser do couvert artístico que fizemos questão de pagar e está num preço correto na nossa visão R$ 10,00 (dez reais).

Anand e Agnes

Site Cultura Alternativa