Cultura Alternativa entristecido, devastado e arrasado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro

Incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro

Cultura Alternativa entristecido, devastado e arrasado com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro.

 

Começamos com o depoimento da Professora Maria do Socorro Adusumilli, aposentada, quase 90 anos, formada em história natural, Professora da Universidade de Brasília responsável pela área de mineralogia que escreveu em um grupo de Whatsapp: Estou muito triste com o incêndio no Museu Nacional. Tive oportunidade de conhecer e trabalhar neste Museu cujo acervo paleontológico  e para a nossa História são incomensuráveis . Uma perda irreparável que só centenas de anos (?) poderão, com a participação de historiadores e cientistas, tentar recuperar…Não sei nem se isto será possível . Eh necessário que governo e cientistas cooperem. Não sei…

 

Cultura Alternativa – Nova York

Chegamos a uma semana e visitamos museus em Nova York. Há uma verba disponível, específica para o Museu, há visitação, há respeito, há tudo em prol da preservação da história. Inclusive participamos de um alarme falso de incêndio num hotel em que estávamos e o corpo de bombeiros chegou em minutos com água para verificar o alarme que havia sido acionado no Vigésimo Segundo andar, que depois, foi considerado alarme falso.

Ontem, ao ver a cobertura da Globo News, em alguns momentos não sabemos da veracidade da informação, mas, foi dito que o Corpo de Bombeiros estava sem água. Ficamos pasmos. Depois, o comandante do Corpo de Bombeiros confirmou que os dois hidrantes estavam sem água, ai chegaram carros pipa e utilizaram água de um lago próximo. Vergonha Brasil..

 

Cultura Alternativa – Brasil

Primeiro, o Museu da Língua Portuguesa em 2017, agora, o Museus Nacional no Rio de Janeiro, ontem, em 02 de Setembro de 2018. E sempre e sempre nas matérias jornalísticas quando escutamos representantes do governo, dizem que projetos estavam prontos e seriam, ou foram, aprovados em prol daquele museu, mas, não foram implementados.

Sempre desculpas, sempre e sempre, não dá mais para aguentar. Uma vez publicamos em um grupo de Whatsapp “voto em quem não desviar verba da arte e cultura, quiçá educação”. Portanto, se persistirmos nesta linha, não vamos votar, pois, sempre as verbas são desviadas e destinadas para outras pastas. É decepcionante.

 

Cultura Alternativa – Exclusividade

Lenita Cunha deu o seguinte depoimento, através de um grupo de Whatsapp, com relação ao post que fizemos sobre o Museu. Diz ela: Anand. Todos os museus passam por dificuldades de manutenção. Perdemos muito no incêndio do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Agora o Nacional no Rio. Não tem sido prioridade dos governantes deste  país preservar sua história. Lamentável a falta de visão. Lamentável o incêndio.

A outra exclusividade foi a Professora Maria do Socorro Adusumilli, em grupo de Whatsapp, que deu seu depoimento.

Gisele Metello comenta um post que fizemos em um grupo de Whatsapp: É muito triste ver a destruição total de uma parte da nossa história. Nosso país cospe no seu passado, triste muito triste. Sem manutenção nenhuma a muitos anos,  totalmente abandonado. Quando viajo e vou aos museus nos países desenvolvidos tenho uma profunda tristeza com a nossa realidade. Triste de um país que não valoriza a própria história.

Felipe Barão Músico posta no Whatsapp – São Cristóvão. Bairro Imperial. Museu criado por D. João VI. Passei minha infância na Quinta. É absolutamente lamentável. O Cristo está triste com o Rio. Está largando de mão. Uma parte importante do império se vai. Somos um país culturalmente sem muito apreço pela nossa História. Com isso… Triste demais. Uma parte de minha história se vai também.

André Trindade, Produtor Cultural – Engolindo o choro, passei parte da infância no palácio, Quinta, Zoológico… Lembro que morria de medo das múmias e mais tarde frequentava o museu para acessar arquivos e fazer pesquisas, lá acessei as cartas poruguesas, as mensagens do império, como por exemplo o diário de Leopoldina, decretos originais e grande parte da história brasileira. Espero que tenham os arquivos digitalizados…

 

Cultura Alternativa – Globo News

A Globo News fez matéria este ano sobre as condições do Museu Nacional, veja:

Clique Aqui e Veja a Reportagem

 

Cultura Alternativa – Futuro

Sabe o que vai acontecer no futuro? Alguns acham que servirá de alerta. Outros acham que nada. Se a verba for pública, sempre será decepcionante sua quantidade e a burocracia fará com que esta saia com atraso e descaso. Se for privada, quem sabe, poderá sair, vamos ver em que nível, num país devastado em sua economia, provavelmente vai sair uma verba pequena e muitas vezes improdutiva.

Nós, enquanto jornalismo alternativo, estamos de luto e pedimos, melhor dizendo, imploramos, preservem nossa arqueologia, história, paleontologia, cultura, arte e tudo, que é considerado menor aos olhos de governantes que não têm a percepção e ciência da importância destas áreas.

Deus nos ajude.

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://www.culturaalternativa.com.br/