O Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília está experimentando uma mudança radical com as obras do famoso artista contemporâneo argentino Leandro Erlich. A mostra intitulada “A tensão” oferece uma série de instalações surpreendentes, incluindo um elevador de fundo infinito, janelas para jardins imaginários, uma sala de aula “abandonada” e até mesmo uma piscina em que o visitante pode mergulhar sem se molhar.
A Tensão
Ingressos
Os ingressos para a exposição são liberados semanalmente todas as quintas-feiras às 12h. A obra de Leandro Erlich é baseada na dúvida e deslocamento dos espaços conhecidos, levando o visitante a experimentar sentimentos intensos. Segundo o curador Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida, desafiando nossa percepção e colocando em questão o que nossos olhos veem e o que nossa mente conhece”.
A Tensão
O CCBB em Brasília
O CCBB, ou Centro Cultural Banco do Brasil, é uma instituição cultural localizada em Brasília, capital do Brasil. Fundado em 1989, o CCBB tem como objetivo promover a arte, a cultura e a educação no Brasil, através de exposições, shows, debates, cursos e outras atividades.
É conhecido por sua arquitetura moderna e acolhedora, e é frequentemente visitado por turistas e moradores da cidade. Com sua ampla gama de atividades culturais, o CCBB em Brasília é um ponto de referência para a arte e a cultura no Brasil e uma instituição fundamental para o desenvolvimento cultural da região.
A Tensão
A Loja e o Café do CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília conta com uma loja e um café em seu espaço.
A loja oferece produtos relacionados à arte, cultura e design, incluindo livros, objetos de decoração, camisetas, entre outros.
O café, por sua vez, é um espaço de convivência onde os visitantes podem desfrutar de uma variedade de alimentos e bebidas enquanto admiram a bela arquitetura do CCBB. Além disso, o café costuma oferecer programação cultural complementar às exposições, como música ao vivo e performances artísticas. Ambos, loja e café, são excelentes opções para quem busca uma pausa durante sua visita ao CCBB e quer continuar sua experiência cultural.
A Tensão
Leandro Erlich
Leandro Erlich é um artista argentino nascido em 1973 que tem ateliês tanto em Buenos Aires quanto em Montevidéu. Sua obra é conhecida por romper as fronteiras entre a realidade e a ilusão, e sua intenção é transformar elementos que as pessoas acreditam não poderem ser transformados.
Uma de suas obras mais populares e surpreendente é “Swimming Pool”, que cria a ilusão de que as pessoas dentro da piscina estão mergulhando sem precisar respirar. Outra obra de destaque é “Classroom”, na qual o visitante é refletido num vidro, criando a sensação de ser um fantasma numa sala de aula abandonada.
Erlich tem um forte apelo nas redes sociais, onde as pessoas gostam de fotografar suas obras e postá-las. Ele é conhecido pela imprensa como “manipulador do real” e “o mágico da arte”, devido a sua habilidade de manipular a percepção visual.
Sua obra dialoga com o espaço que abriga as exposições, tornando-as únicas. Com sua preocupação com o espaço e com as experiências prévias dos visitantes, o trabalho de Leandro Erlich captura a essência da nossa época.
A Tensão
A Nossa Experiência
Visitamos a exposição e ficamos encantados com tudo que vimos.
Principalmente, com a valorização dos jovens com relação à exposição e a intereação.
Parabéns ao CCBB.
Anand Rao e Agnes Adusumilli
Editores Chefes
Cultura Alternativa