Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café


Mesmo diante a crise derivada da pandemia, o Brasil segue sendo o segundo maior consumidor de café no mundo.


Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – a busca pela iguaria registrou um aumento de 1,34% e as demandas de sacas do produto devem chegar a 25 milhões neste ano.

Já a Associação Brasileira da Indústria do Café, aponta que nove em cada 10 brasileiros acima dos 15 anos são consumidores da bebida, e provando ser realmente o queridinho, o café possui um dia só para ele, comemorado em 14 de abril.

Dia Mundial do Café

ALIMENTAÇÃO: O café e seu parceiro perfeito

Uma dupla popular e de muito sucesso na mesa dos brasileiros, o tradicional café com leite traz muitos benefícios nutricionais e pode ficar ainda mais saboroso com alguns toques simples e uma receita de bolo de café

Arroz e feijão, queijo e goiabada, alface e tomate. Assim como no universo sertanejo, na culinária as duplas também sempre fazem muito sucesso.

E uma das parcerias mais bem sucedidas na alimentação brasileira é sem dúvida o tradicionalismo café com leite, ou leite como café, como você preferir.

E neste dia 14 de abril, em que é celebrado o Dia Mundial do Café, que tal sabermos um pouco dessa combinação tão popular e apreciada?

De acordo com a nutricionista Lys Ane Souza Araújo (CRN/1: 16743), quando consumido com moderação, o café, por meio de um de seus principais componentes, a cafeína, reduz a sonolência e o cansaço mental, melhora a capacidade de concentração e é uma fonte rápida de energia.

Dia Mundial do Café

“Alguns estudos sugerem a associação benéfica do consumo do café no combate aos efeitos de doenças como Parkinson, Alzheimer e diabetes tipo 2”, afirma a nutricionista.

Já o leite é uma fonte rica em proteína e cálcio, ou seja, fundamental para a formação e manutenção dos ossos do nosso corpo.

 “O alimento auxilia também na prevenção de síndrome metabólica e da diabetes tipo 2, com a redução da pressão arterial etc.”, destaca Lys Ane.

Como o leite é uma das principais fontes de proteína e cálcio entre a população brasileira, devido ao seu baixo custo e fácil acesso, a nutricionista também explica que a mistura com o café, além de melhorar o sabor do leite, ajuda a aumentar a aceitabilidade do alimento.

Mas a especialista alerta que, assim como outros alimentos, apesar dos seus benefícios nutricionais, o consumo excessivo deve ser evitado.

Conforme a nutricionista, para o café, o ideal é um consumo diário entre 50 e 300 mg, o que equivale a uma ou duas xícaras de café.

Já para o leite, um alimento bastante calórico, a sugestão é de uma ingestão de até três copos de 200 ml por dia.

Outra dica dada pela especialista é evitar o consumo do café à noite ou próximo do horário de dormir, já que a cafeína é um estimulante natural e isso pode afetar o sono.

 “Tem gente que até tem um metabolismo mais dinâmico e, às vezes, o fato de tomar café à noite não atrapalha na hora de dormir, mas para a grande maioria das pessoas, a cafeína consumida no período noturno, pode sim atrapalhar o sono.

Por isso o café é uma bebida mais indicada para o café da manhã, ou após o almoço”, orienta a nutricionista.

Dia Mundial do Café

Receita

E por falar em sabor, que tal algumas dicas para incrementar o seu café com leite de todos os dias.

As sugestões são da chef Adriana Gomes, que gravou especialmente para o Instagram da marca Marajoara Laticínios uma receita de bolo de café.

“O café com leite já forma uma combinação muito apreciada entre as pessoas, mas pode ficar ainda melhor com a adição de alguns ingredientes, como a canela e o chocolate.

Outros dois itens que também podem dar um toque especial à bebida são o leite condensado e a baunilha”, sugere Adriana Gomes.

E depois dessas dicas, que tal harmonizar o seu café com leite com um saboroso bolo de café. A receita da chef Adriana Gomes. Mas se você já quiser experimentar esta delícia, segue a receita:

Dia Mundial do Café
RECEITA BOLO DE CAFÉ FOFINHO

Ingredientes

4 ovos (200gr)

120 ml de leite integral Marajoara – morno

1 3/4 xc de farinha de trigo (210 gr)

01 xc + 3 colheres sopa de açúcar (210gr)

1 colher sobremesa de baunilha (7ml)

4 colher sopa de café solúvel (30gr)

1 colher sobremesa de fermento em pó (7 gr)

Modo de Preparo: Em uma batedeira coloque os ovos e açúcar e bata por 5 minutos em velocidade média, adicione o óleo e a baunilha, bata mais 1 min, desligue a batedeira, dissolva o café solúvel no Leite Integral e adicione a massa intercalando com a farinha e o fermento, mexa com ajuda de um fouet, leve para assar em forno pré-aquecido a 170/180° por 45 minutos. Desenforme ainda morno.

Rendimento – 1 bolo de 20 cm.