Dia Mundial do Coração incentiva hábitos saudáveis

Dia Mundial do Coração incentiva hábitos saudáveis - Cultura Alternativa

Dia Mundial do Coração incentiva hábitos saudáveis


O Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, busca conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do músculo cardíaco.

Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) como forma de conscientizar a população sobre a importância de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardíacas.

No Brasil, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país, números que podem estar sendo agravados pela pandemia da Covid-19.

“O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares nos mais jovens possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças relacionadas ao coração, que podem se agravar ao longo dos anos se não forem corretamente tratadas.

Apesar de as doenças do coração manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início.

A prática de atividades físicas regularmente e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos”, ressalta o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular, da SBC, José Francisco Kerr Saraiva.


Dia Mundial do Coração incentiva hábitos saudáveis

Para combater as principais doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional.

Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência das doenças, tais como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide, colesterol alto e histórico familiar.

Dia Mundial do Coração

Como evitar as doenças do coração e obterá informações para manter uma vida saudável.

OS DEZ MANDAMENTOS:

1 – Diga não à obesidade e controle o seu peso

2 – Consulte o seu médico periodicamente

3 – Meça a sua pressão arterial com freqüência

4 – Diga não ao fumo

5 – Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos

6 – Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes

7 – Escolha bem os alimentos

8 – Saiba se é diabético e se tem colesterol alto

9 – Evite o estresse

10 – Ame a vida e o seu coração

𝓐𝓬𝓸𝓶𝓹𝓪𝓷𝓱𝓮 𝓪𝓼 𝓭𝓲𝓬𝓪𝓼 𝓭𝓮 𝓵𝓮𝓲𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓷𝓸 𝓼𝓲𝓽𝓮 𝓭𝓸 𝓒𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓐𝓵𝓽𝓮𝓻𝓷𝓪𝓽𝓲𝓿𝓪