A DW! Brasília 2026 será realizada de 22 a 25 de setembro e promete transformar diferentes espaços da capital em pontos de encontro entre arte, arquitetura, design e economia criativa.
Em sua segunda edição, o evento terá como um dos principais destaques uma homenagem a Athos Bulcão, artista cuja obra se tornou parte da identidade visual de Brasília.
Além das exposições, a programação reúne artistas independentes, designers, arquitetos e profissionais de diferentes áreas.
Dessa forma, a proposta ultrapassa o universo especializado do design e oferece ao público uma oportunidade de observar Brasília a partir de sua produção cultural contemporânea.
Athos Bulcão além dos azulejos
Brasília e Athos Bulcão mantêm uma relação difícil de separar. Painéis, formas geométricas e composições criadas pelo artista estão incorporados a edifícios e espaços públicos da cidade.
No entanto, a DW! Brasília pretende apresentar também outras dimensões de sua trajetória. A exposição “Entre Tempos”, organizada pelo Casapark em parceria com a Fundação Athos Bulcão, reunirá mais de 40 obras pertencentes a colecionadores particulares.
Algumas peças nunca foram apresentadas publicamente. Além disso, a seleção percorre quase seis décadas da produção de Athos, de 1943 aos anos 2000, e inclui desenhos, pinturas e trabalhos ligados a temas como Carnaval e medicina. A mostra ficará aberta de 22 de setembro a 13 de outubro.
Assim, o visitante poderá conhecer um artista que vai muito além dos conhecidos azulejos integrados à arquitetura brasiliense.
DW! Brasília 2026
Brasília inspira o conceito do evento
O tema desta edição, “Do Chão nasce o Horizonte”, também aproxima o festival da paisagem e da história da capital.
A Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal, a ADEPRO/DF, desenvolveu o conceito e a identidade visual. Para isso, utilizou referências do território, da arquitetura e do design de Brasília.
Além disso, mosaicos e linhas orgânicas estabelecem um diálogo visual com a produção de Athos Bulcão. A proposta reforça uma ideia interessante: Brasília não funciona apenas como cenário do evento. A própria cidade se transforma em fonte de inspiração para novas criações.
Arte independente ganha visibilidade
Outro destaque será a participação da Feira do Fuga, que chega pela primeira vez à DW! Brasília no Casapark.
Em sua 13ª edição, a feira reunirá mais de 30 artistas e aproximadamente 100 obras, entre pinturas, gravuras e objetos. Além de apresentar diferentes linguagens, a iniciativa busca aproximar artistas, público, galeristas, curadores e colecionadores.
Essa presença amplia o alcance do festival. Afinal, uma semana de design também pode funcionar como espaço para descobrir artistas locais e compreender como circula a produção criativa independente.
Design também fala sobre cotidiano
A programação inclui talks, instalações, lançamentos de mobiliário, iluminação e objetos, além de encontros com profissionais de diferentes áreas.
Entretanto, alguns debates vão além das tendências estéticas. Bem-estar, comportamento, processos criativos, cultura e desenvolvimento humano também aparecem entre os temas das atividades.
Essa abordagem ajuda a aproximar o design da vida cotidiana. Afinal, ele está presente nos espaços que frequentamos, nos objetos que utilizamos e até na maneira como uma cidade interfere em nossa relação com o ambiente.
DW! Brasília 2026
Brasília continua produzindo identidade
COM um patrimônio modernista reconhecido internacionalmente. Porém, sua identidade cultural não permanece parada no tempo.
Artistas, arquitetos e designers continuam reinterpretando a cidade, seu território e suas referências.
Ao colocar a obra de Athos Bulcão em diálogo com criadores contemporâneos, a DW! Brasília 2026 cria uma ponte entre memória e inovação. Mais do que celebrar o design, portanto, o evento ajuda a mostrar uma capital que preserva seu patrimônio enquanto continua construindo novas formas de expressão.
Serviço
DW! Brasília 2026
22 a 25 de setembro de 2026
Locais: Shopping Casapark e Lago Sul
Exposição “Entre Tempos”: 22 de setembro a 13 de outubro
Programação completa prevista para divulgação a partir de 15 de setembro nos canais oficiais da DW! Semana de Design.
REDAÇÃO SITE CULTURA ALTERNATIVA

