ECM Records 2024 – Compassion com Vijay Lyer, Linda May Han Oh e Tishawn Sorey
Gravado em Maio de 2022 na Oktaven Audio em Mount Vernon, NY é distribuído para as plataformas de streaming em 2024.
O álbum inclui uma homenagem lírica a Chick Corea através da interpretação de “Overjoyed” de Stevie Wonder. Outra reverência vem com “Noonah”, uma peça do vanguardista Roscoe Mitchell, um mestre para vários.
Há as composições melódicas e ritmicamente estimulantes de Lyer, variando desde a pensativa faixa-título até destaques envolventes como “Tempest” e “Ghostumental.”
A produção é do mestre Manfred Eicher, o engenheiro de gravação e mixagem Ryan Streber e a masterização de Christoph Stickel.
ECM Records 2024
Os músicos
Vilaj Lyer
Recebeu uma bolsa MacArthur, o prêmio Doris Duke Performing Artist, uma bolsa na United States Artist, três nomeações para o Grammy, o prêmio Alpert Award in the Arts, o prêmio Greenfield e dois prêmios alemães “Echo”, e foi eleito quatro vezes na última década pela revista DownBeat, como o Artista de Jazz do Ano.
Foi elogiado pela Pitchfork como “um dos melhores do mundo no que faz”, pelo Los Angeles Weekly como “uma estrela jovem ilimitada e profundamente importante” e pela Rádio Pública de Minnesota como “um tesouro americano.
A linguagem musical de Lyer é similar a grandes compositores-pianistas, desde Duke Ellington e Thelonious Monk até Alice Coltrane e Geri Allen. As tradições rítmicas do sul da Ásia e da África Ocidental e o movimento de música criativa afro-americana dos anos 60 e 70 influenciaram sua música.
Em Fevereiro de 2024 lançou o “Compassion” (ECM Records), segunda gravação do trio de Iyer com o baterista Tyshawn Sorey e a baixista Linda May Han Oh. O The New York Times escreve: “É como se esta banda quisesse seduzir e desconfortar você, despojando você de tudo, exceto a capacidade de pensar e ver por si mesmo”.
Outros lançamentos recentes incluem “Love In Exile” (Verve, 2023), uma colaboração indicada ao Grammy com a vocalista Arooj Aftab e o baixista Shahzad Ismaily; “Uneasy” (ECM Records, 2021), a aclamada primeira sessão de trio com Sorey e Oh; “Far From Over” (ECM, 2017) com o premiado Vijay Iyer Sextet; e “A Cosmic Rhythm with Each Stroke” (ECM, 2016), uma suíte de duetos com o visionário compositor-trompetista Wadada Leo Smith.
SOBRE O ASSUNTO
+ Estilos de Jazz + Discos essenciais de Ella Fitzgerald + Jazzmeia Horn tem que se libertar de Betty Carter
ECM Records 2024
Linda May Han Oh
Premiada com o GRAMMY, é uma baixista/compositora que se apresentou e gravou com artistas como Pat Metheny, Kenny Barron, Joe Lovano, Dave Douglas, Terri Lyne Carrington, Steve Wilson, Geri Allen e , por óbvio, Vijay Iyer.
Nasceu na Malásia e foi criada em Boorloo (Perth), Austrália Ocidental. Recebeu muitos prêmios, incluindo um Deutscher Jazz Preis de 2022, 2º lugar na competição BASS2010, semifinalista na competição de baixo BMW e menção honrosa na competição de baixo Thelonious Monk de 2009.
Foi eleita como a Baixista do Ano de 2018-2021 pela Jazz Journalist’s Association, bem como Baixista do Ano de 2022 pela Jazztimes. Também foi eleita como a Baixista do Ano de 2019 pela Hothouse Magazine e foi a melhor compositora de obra de Jazz do prêmio APRA de 2020 Em 2023, recebeu o prestigiado prêmio Herb Alpert Award para música.
Tyshawn Sorey
Tyshawn Sorey é celebrado por sua extraordinária habilidade de mesclar composição e improvisação, bem como, técnica para interpretar sem esforço partituras altamente complexas. Se apresentou com seus próprios conjuntos e ao lado de gigantes da música, incluindo John Zorn, Bill Frisell, Joe Lovano, Vijay Iyer, Jason Moran, King Britt, Claire Chase, Roscoe Mitchell e Steve Lehman, entre outros.
Bolsista da MacArthur de 2017 e United States Artists en 2018 l. Sua composição Monochromatic Light (Afterlife) foi finalista para no prêmio Pulitzer de Música de 2023 e gravada peli Coro de Câmara de Houston.
Compôs obras para o International Contemporary Ensemble, Talea Ensemble, soprano Julia Bullock, o PRISM Quartet, JACK Quartet, TAK Ensemble, o violoncelista Seth Parker Woods, o San Francisco Contemporary Music Players, o baixo-barítono Davóne Tines, Alarm Will Sound, o pianista Awadagin Pratt e o grupo vocal Roomful of Teeth, o violinista Johnny Gandelsman e o tenor Lawrence Brownlee, além de inúmeros outros artistas.
ECM Records 2024
Nossa Opinião
A capa, a gravação, a mixagem e produção sãofantásticas. Quanto às faixas, o destaque fica por conta do arranjo para Overjoy de Stevie Wonder, e para as composições: Maelstrom, Ghostrumental, It Goes e Free Spirits / Drummer’s Song de John Stubblefield.
Ouça o trabalho
Anand Rao
Editor Chefe
Cultura Alternativa