Elis Regina: A Voz Que Transformou a MPB com Emoção Inigualável
Se estivesse viva, Elis Regina (1945-1982) completaria 80 anos, e seu legado na música brasileira seguiria tão vibrante quanto sua interpretação única. No entanto, sua trajetória começou de forma tímida e distante do brilho que a consagraria.
Em 1961, aos 15 anos, a jovem gaúcha lançou seu primeiro disco, *Viva a Brotolândia*, pela gravadora Continental. A proposta era transformá-la na nova estrela do rock ingênuo da época, na esteira do sucesso de Celly Campello (1942-2003). O resultado? Um fracasso comercial.
Porém, para aqueles que, por curiosidade, levaram o disco para casa e o colocaram para tocar, a primeira faixa trazia um prenúncio do que estava por vir. *Dá Sorte*, composição de Eleu Salvador (1932-2007), entoava versos que pareciam antecipar o destino da cantora:
"Creio no supremo poder, gosto de quem gosta de mim, serei tudo que quero ser."
E foi exatamente isso que Elis Regina fez: tornou-se uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, imprimindo emoção e autenticidade em cada nota.
Já tiveram saudades de um tempo que vocês nunca viveram?
Elis foi a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960 e descolava-se da estética da Bossa Nova pelo uso de sua extensão vocal e de sua dramaticidade.
Abaixo segue alguns clássicos na linda voz de Elis Regina.
Como Nossos Pais
Não sei se consigo eleger algo como favorito na minha vida.
Prefiro sempre montar listas com, no mínimo, trinta componentes para tudo: filmes, desenhos animados, livros etc., isso não se diferencia com músicas. Entretanto, ‘Como Nossos Pais’ chega muito perto do ouro.
Se Eu Quiser Falar Com Deus
Aqui, sempre interpretei essa como uma letra de humildade, sobre uma personagem que reconhece a sua quase insignificância perante sua divindade…
Velha Roupa Colorida
Novamente, uma mostrada de língua para a ditadura, mas de uma forma tão divertida que passa quase engraçada…
Redescobrir
Nessa faixa, a profundidade da interpretação vocal chega a me assustar, pois vai de uma profundidade quase sinistra para algo repleto de força…
Romaria
Não sou religioso, mas é quase impossível não se emocionar ao escutar ‘Romaria’. A forma como ela canta a vida do brasileiro e suas crenças, Deus dos céus…
Arrastão
Assim como a canção anterior, é a vida brasileira musicada…