Envelhecer com sabedoria

Envelhecendo com Sabedoria

Será que é uma arte envelhecer? Será que devemos procurar sempre rejuvenescer? E o presente? E o futuro? E a saudade, o passado? Todas as estas questões vão ser abordadas nesta matéria que relata basicamente minha experiência sobre a questão. Por sinal, me sinto sábio neste momento, digno de elogio e não de pena.

Aposentadoria

Ao aposentar, você deve buscar realizar seus sonhos na plenitude. Se a situação econômica não permitir, adapte o sonho à realidade, ao momento presente. É fundamental vivenciar cada segundo como se fosse o último, ou seja, o presente acima de tudo.

Coloquei o ato da minha aposentadoria num quadro, sou funcionário público federal aposentado. Fiz isso para o compromisso sem horário com meus sonhos, minha felicidade. As dificuldades trazem novos caminhos e é isto que tenho feito diuturnamente, experimentar caminhos diversos sempre focando na minha intensa e imensa felicidade.

Envelhecendo com sabedoria

Saúde

É fundamental você priorizar sob todos os aspectos, segundo a segundo, sua saúde mental e física. Muitas vezes é neste período da vida que você vai experienciar caminhos interessantes. Tive 155 kg, hoje tenho 97. Tive 03 canceres e venci os três. Sempre fui meio down (triste e pensativo), hoje sou muito up (pensativo, ágil e feliz). O sexo melhorou, está mais maduro e intenso. A vida psicológica trabalhada minuto a minuto. Enfim… A atenção com seu corpo e mente triplica. Ajudo jovens com minha experiência e não aceito tudo que os médicos dizem. Cada médico, quando preciso, cuida da sua área comigo e eu cuido do todo que vai nortear minha vida diária. Viajo o mundo e busco experiências novas.

Envelhecendo com sabedoria

Inovações

É fundamental inovar, buscar novos valores a cada dia, e principalmente, realizar tudo que você não fez e sempre quis fazer. Mas, para isso, é necessário uma luta diária, pois, é nesta fase, na velhice, o último momento que você tem para fazer tudo isso em vida. Portanto, busco novos alimentos, momentos, e não consigo, em hipótese nenhuma, ficar preso a um cotidiano tedioso. Busco novas sensações, sigo pouco orientações, a não ser a minha, a minha sabedoria e experiência. Agora é o momento do meu reconhecimento para comigo. Reconhecer-me macro, é fundamental.

Envelhecendo com sabedoria

Filhos e Família

Os que sempre me criticaram por situações diversas na família vão continuar me criticando. Os que sempre me elogiaram e gostaram de mim, merecem o meu abraço e amor. Os filhos que me curtem, também, os que não, têm o meu respeito. Enfim… Os filhos e a família nessa fase não são fundamentais. Os pensamentos com relação à mim foram criados e não vão mudar. O importante é como me vejo, se acho que minhas ações estão corretas com relação aos familiares e filhos, perfeito, se não, mudo, o importante é satisfazer-me, pois, estou no último momento da vida.

Envelhecendo com sabedoria

Distância

Distante estou do que não me apetece. A intolerância do Brasil. As pautas politicamente corretas. A banalização musical. A desvalorização da cultura. Hoje, para mim, estou distante de quem valoriza estas ações, pois, quero valorizar sempre o que é pouco valorizado, ser diferente e não igual para mim é fundamental. Tento encontrar amigos distantes, tento estabelecer novos valores nas relações que tive, enfim, meu dia é imparável. Não paro um só momento e não sigo ninguém, só a mim, mas, procuro ouvir e refletir sobre o que todos dizem, faço uma compilação do que é dito e lido e sigo criando meus próprios caminhos e buscando minha felicidade. Influência zero das redes sociais, dos políticos, dos militantes. Confluência a mil do que penso e sou. Viva a vida, viva minha felicidade.

Anand Rao

Editor Chefe

Cultura Alternativa