Ergonomia em home office

Ergonomia em home office

Ergonomia em home office


Home office exige cuidados para evitar as lesões por esforço repetitivo


Adaptar móveis e equipamentos e não exagerar nas horas de trabalho estão entre as orientações do ortopedista

Diante da pandemia atual da Covid-19, o trabalho de muitas pessoas não parou, mas mudou de lugar: do escritório para casa.

De acordo com um estudo realizado pela empresa de monitoramento de mercado Hibou, em parceria com a plataforma de dados Indico, revelou-se que de seis entre dez (59,9%) brasileiros estão em home office.

Além disso, um em cada quatro (25,2%) afirmou trabalhar mais no lar do que na empresa.

Ergonomia em home office

Diante destes números, surge uma preocupação dos médicos ortopedistas em relação aos problemas causados pela Lesão por Esforço Repetitivo (LER), que é caracterizada por um conjunto de patologias, que vão desde bursite, tendinite, epicondilite, tenossinovite, síndrome do túnel do carpo, entre outras.

“Esses problemas atingem os músculos, nervos e tendões dos membros superiores, causando uma tensão no sistema músculo esquelético.

O paciente desencadeia quadros de dor nos membros superiores e nos dedos, formigamento, dormência, fadiga muscular e dificuldade para movimentar a região”, afirma o ortopedista e especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, Dr. Layron Alves.

Esse é um problema que pode ter inúmeras causas, sendo assim, o tratamento vai depender de um diagnóstico criterioso e adequado, que na maioria das vezes é feito pelo médico ortopedista.

Entretanto, entre as recomendações dos especialistas podem estar o afastamento temporário das atividades, uso de talas ou órteses ergonômicas para imobilizar a região, utilização de medicamentos para amenizar os incômodos e exercícios de fisioterapia.

Ergonomia em home office

Em relação à prevenção, o médico dá algumas dicas para os profissionais que não querem sofrer com o problema. Confira:

📌 – Faça uma pausa! O indicado é que a cada 25 minutos de esforço na região, digitando ou realizando outra função, por exemplo, seja feita uma parada de cinco minutos com a realização de alongamentos para aliviar a tensão;

📌 – Regule os móveis e equipamentos de trabalho de acordo com as suas características fisiológicas. Passamos quase a maior parte do nosso dia trabalhando, logo as condições para exercer a profissão mesmo em casa devem sempre estar alinhadas com a saúde e qualidade de vida;

📌 – Se você trabalha sentado fique atento com a sua postura, pois ela pode ser um desencadeador do problema. Por isso, mantenha ombros relaxados, pés no chão, pulsos retos e costas apoiadas no encosto da cadeira;

📌 – Respeite os limites do seu corpo! Nada de realizar força nem pressões exageradas ou constantes em sua atividade. Em caso de dor constante, evite a automedicação e procure a opinião de um especialista.

Sobre o especialista: Dr. Layron Alves

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