Audição durante as viagens aéreas
A pressão causada pela rápida mudança de altitude pode ser um problema; saiba quais cuidados tomar nas viagens de avião, especialmente se você tem perda auditiva
E se vai sair de férias ou um feriado a vista
E nada melhor do que viajar! Mas se a viagem for de avião, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente aquelas pessoas que têm problemas de audição.
As idas e vindas de avião costumam causar incômodo e zumbido nos ouvidos de muitos viajantes e, para quem usa aparelhos auditivos, o desconforto pode ser ainda maior.
Audição durante as viagens aéreas
? Durante o vôo, os velhos truques de bocejar, engolir saliva e mastigar chiclete ajudam bastante a ‘desentupir’ o ouvido.
Faça esses movimentos para que a Trompa de Eustáquio se abra e feche, mantendo assim o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano, aliviando o incômodo e um possível zumbido.
? Se estiver resfriado, com rinite ou congestão nasal, o entupimento dos ouvidos pode ser ainda maior. Aplique soro fisiológico no nariz durante a viagem para diminuir as secreções e o desconforto.
? Quem tem problemas de audição deve escolher um assento na lateral do avião oposto ao seu ouvido com melhor escuta.
Por exemplo, se você ouve melhor com o ouvido direito, escolha um assento na janela da fileira esquerda; assim você pode escutar melhor as recomendações e serviços da companhia área.
? Para evitar dores no ouvido, é importante usar os aparelhos auditivos a cada pouso e decolagem.
O incômodo nas viagens aéreas ocorre pela rápida mudança de altitude, com o avião em geral atingindo entre 10 e 12 mil metros.
Assim é possível também compreender todas as orientações dos comissários de bordo.
? Sempre que possível, escolha assentos longe dos motores, que ficam no final da aeronave, onde há mais ruído.
Audição durante as viagens aéreas
“Um cuidado muito importante para os viajantes que usam aparelhos auditivos é não esquecer de levar o desumidificador e de colocar seu aparelho nele durante a noite, garantindo assim uma boa vida útil ao equipamento.
Leve sempre também um bom estoque de pilhas, e em mais de uma bolsa, para garantir que, mesmo que alguma se perca, você possa continuar ouvindo bem durante toda a viagem”, aconselha a fonoaudióloga Isabela Papera, que é especialista em audiologia.