Exposição ao sol o dermatologista comenta como tratar problemas de pele comuns no verão
É verão! Saiba como evitar as doenças de pele mais comuns da estação
A exposição em excesso ao sol, praia, piscina e areia podem causar pequenos problemas na pele
Sol, praia, piscina e calor… muito calor! No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.
Além disso, no decorrer da estação, a combinação: uso de pouca roupa + vestes molhadas + exposição solar intensa pode causar as famosas doenças de pele que, mesmo comuns, precisam de atenção.
De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, especialmente durante o verão, recomenda-se usar diariamente, óculos de sol, roupas frescas, calçado aberto, além de beber bastante água e evitar ficar ao sol entre às 11hs e às 16h.
Exposição ao sol
“Os cuidados com a pele são importantes durante o ano inteiro, mas na estação mais quente do ano precisamos redobrar a atenção para evitar surpresas e aproveitar o verão de uma forma mais saudável. O uso do protetor solar, por exemplo, deve ser feito diariamente, com reforço a cada 4h ou sempre que a pessoa tiver contato com a água”, alerta o especialista.
Confira quais são as principais doenças de pele e saiba o que fazer para combater as mazelas da estação.
Micoses:
A combinação de calor e umidade é perfeita para proliferação de fungos. Geralmente, as micoses surgem entre os dedos das mãos e pés, unhas e virilha. Medicamentos de uso tópico são indicados para o tratamento.
A prevenção inclui alguns hábitos, como secar-se após o banho, principalmente nas áreas de dobras da pele; não andar descalço em áreas úmidas e evitar usar sapatos fechados por longos períodos.
Descamação:
O excesso de exposição ao sol danifica a pele, acelerando o processo de renovação. Para evitar lesões, a pele que está descamando não deve ser puxada. O recomendação é usar hidratantes e, em alguns casos, loções calmantes para aliviar a sensação de ardência e calor.
Exposição ao sol
Acne solar:
A mistura do protetor solar com a oleosidade da pele pode provocar acne. Para escapar do problema, o ideal é utilizar produtos específicos para cada tipo de pele, como sabonetes, tônicos e protetores. Quem tem mais oleosidade, por exemplo, deve usar fórmulas oil free.
Brotoejas:
Provocadas pelo entupimento das glândulas sudoríparas. Essas incômodas bolinhas podem vir acompanhadas de vermelhidão e coceira. Acomete principalmente as crianças. A principal dica para evitá-las é utilizar roupas frescas durante o verão.
O problema geralmente desaparece sozinho, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem, e o paciente permanece em ambientes frescos, ventilados ou com ar-condicionado.
Se os sintomas não desaparecerem é indicado procurar ajuda de um profissional da área de saúde.
Cultura Alternativa
Acompanhe as ultimas noticias do Cultura Alternativa
- As cidades mais hospitaleiras do BrasilO Brasil é um país muito acolhedor e há muitas cidades que podem ser consideradas as mais hospitaleiras.
- Oficina Brennand – Turismo em RecifeNão perca a oportunidade de visitar a Oficina Brennand, um lugar onde arte, história e natureza se encontram de maneira fascinante.
- Preparem as Malas: Feriados à Vista!Quatro feriados – quatro chances para você revigorar-se, explorar novos destinos ou simplesmente curtir o seu sofá favorito.
- Cenotes na Riviera MayaVisitar o México, Zacil-Ha, Dos Ojos e Chaak Tun onde possui cenotes mais belos da região