Dia Nacional do Frevo.
Esta data é uma homenagem ao principal marco cultural e artístico do estado de Pernambuco: o frevo!
O frevo é um ritmo musical e uma dança tradicional com origem em Pernambuco e que combina elementos da marcha, maxixe e movimentos da capoeira.
Em dezembro de 2012, o frevo foi instituído Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Na capital pernambucana, Recife, o frevo ainda é celebrado em 9 de fevereiro, normalmente durante as festas do Carnaval.
Por que há duas datas homenageiam o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Além da data 14 de setembro o ritmo é celebrado em 9 de fevereiro, dia em que o termo ‘frevo’ foi publicado pela primeira vez em um jornal.
Dia Nacional do Frevo – O frevo
A palavra frevo foi registrada em 9 de fevereiro de 1907, pela primeira vez, em um pequeno jornal, e tem como origem a palavra “efervescência”, por causa da rapidez no movimento dos pés e do corpo, como se o chão estivesse a “ferver”.
O ritmo musical acelerado mistura a marcha, o maxixe e alguns elementos da capoeira, atividade muito praticada pelos escravos.
Existem três tipos de frevo: o frevo de rua, o frevo canção ou o frevo de bloco. Os trajes coloridos são compostos por uma camisa curta e justa amarrada na cintura, calça colada e shorts, e mini saia para as mulheres.
Outro item essencial é a sombrinha, que tem origem na época dos escravos, quando estes impedidos de praticar a capoeira, usavam um guarda-chuva para proteção em eventuais brigas.
O estandarte também é um símbolo característico do frevo. Trata-se de uma bandeira com um emblema, que vai na frente dos cortejos.
A tradição vem da época das Cruzadas, na Idade Média, quando as missões militares e religiosas ostentavam bandeiras com símbolos de cruzes e brasões.
Claudionor Germano – Pot-Pourri: É de Amargar
Pot-Pourri: É de Amargar / Tenho uma Coisa para Lhe Dizer / Manda Embora Essa Tristeza / Quem Vai pro Farol É o Bonde de Olinda
Claudionor Germano da Hora, nasceu em Recife, 10 de agosto de 1932.
Claudionor é irmão do artista plástico Abelardo da Hora e do médico escritor Bianor da Hora, e pai do também cantor de frevo Nonô Germano.
O seu trabalho sempre esteve relacionado a composição e interpretação do Frevo, sendo um dos principais intérpretes de Capiba e Nelson Ferreira.
Claudionor Germano foi o intérprete nacional que mais gravou um mesmo compositor, tendo gravado 132 canções de Capiba.
Agnes Adusumilli
Cultura Alternativa
REDAÇÃO SITE CULTURA ALTERNATIVA