Isolamento social: Como escolher alimentos que não estragam rápido?

Como escolher alimentos que não estragam rápido?

Como escolher alimentos que não estragam rápido?

Nutricionista orienta quais alimentos têm maior durabilidade para não ir ao mercado com frequência

Os casos confirmados e de óbitos por conta do coronavírus seguem crescendo no Brasil. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde ainda é de ficar em casa o máximo que puder para diminuir a disseminação da doença. 

Um dos motivos para sair do isolamento é para comprar comida. Pensando nisso, o nutricionista Daniel Novais separou algumas dicas relacionadas à durabilidade e ao prazo de validade de alguns alimentos.

“Esse prazo vem indicado no rótulo, conforme uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para garantir a qualidade adequada para o consumo do produto. Porém, existem alguns produtos que, se armazenados da forma correta, não estragam e não oferecem riscos à saúde de quem o consumir mesmo fora da data encontrada no rótulo”, explica.

Como escolher alimentos que não estragam rápido?

Cereais

Arroz do tipo branco, selvagem ou arbório, podem ser guardados e consumidos por tempo indeterminado, pois sua estrutura conserva todo o valor nutricional do grão. Já o arroz integral pode ficar rançoso, então é preciso obedecer a data de validade impressa na embalagem. É importante armazenar o arroz em um recipiente bem fechado, no qual não penetre ar, para não permitir a entrada de insetos, como carunchos.

Outros cereais como farinha, macarrão e aveia também duram muito tempo.  “Não tem problema comer carboidrato. A restrição de alimentos nesse momento, mais o isolamento social e a ansiedade não fazem bem”, aconselha o nutricionista.

Grãos

O feijão cru também pode ser conservado por tempo indeterminado. Sua estrutura, assim como o arroz, conserva seu valor nutricional. A diferença é que o grão mais velho pode demorar mais para amolecer e necessitar de um tempo maior no cozimento. O grão deve ser conservado em local seco e sem umidade.

Além do feijão, outros grãos como lentilha e grão de bico são ótimas fontes de proteínas, principalmente para diminuir o consumo de carne.

Raízes

Mesmo fora da geladeira duram por aproximadamente 10 dias. São elas: batata, cenoura, beterraba, nabo, gengibre, mandioca, inhame.

Frutas

Dá para ir ao mercado ou à feira apenas a cada 10 dias! A dica é comprar metade das frutas verdes e metade maduras. “Caso você perceba que as frutas estejam próximas de estragar, uma boa opção é bater no liquidificador e fazer um suco ou uma vitamina ou até mesmo congelar para usar depois”, afirma Daniel.

Oleaginosas

Por possuírem nutrientes que melhoram o humor e a disposição, são uma boa opção também. Exemplos: nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelã, dentre outras.

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