Jovelina Pérola Negra

Jovelina Pérola Negra - Cultura Alternativa

Jovelina Pérola Negra

Quem é a homenageada do Google Doodle

Carioca recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural em 2016

O Google Doodle homenageia Jovelina Pérola Negra nesta quinta-feira (21), mesma data em que a cantora e compositora brasileira faria 78 anos. A ilustração usada no site, que mostra a sambista acompanhada de sua banda ao fundo, foi produzida pela artista carioca La Minna.

Nascida no Rio de Janeiro, Jovelina Faria Belfort cresceu cantando e dançando samba no bairro Belford Roxo. Por causa de sua voz profunda e estilo único com improvisos, um amigo sugeriu que o nome artístico dela fosse Jovelina Perola Negra.

Até os 40 anos, a artista trabalhava como empregada doméstica e passava o tempo livre no Império Serrano, famosa escola de samba do Rio de Janeiro. Ela cantava regularmente em festas de samba e pagodes nos subúrbios cariocas.

O Ministério da Cultura do Brasil concedeu a Jovelina Pérola Negra a Ordem do Mérito Cultural em 2016. Um centro comunitário localizado no bairro da Pavuna, no Rio de Janeiro, também foi nomeado em sua homenagem.

Hoje, sua música pode ser encontrada em plataformas de streaming e em lojas de discos em todo o mundo.

Durante sua carreira, Jovelina se apresentou em diversos países, como Angola, França e Japão antes de falecer de ataque cardíaco aos 54 anos.

Cultura Alternativa