Cultura Alternativa curtiu o violonista Marco Pereira em Stella Del Mattino

Marco Pereira. Stella del Mattino.

Cultura Alternativa curtiu o violonista Marco Pereira em Stella Del Mattino

Tive algumas aulas com Marco Pereira, mas, sou um aluno relapso. Marco viveu em Brasília, gentil, talentoso, excelente pessoa.

Stella Del Matino – Nossa Opinião

Vários violonistas fizeram trabalhos assim.

O ruído na mudança de acordes é quase imperceptível.

Estrela da Manhã é o máximo, encanta completamente, faz qualquer um sonhar.

A técnica deste violonista é clara e objetiva, creio que falta um pouco de emoção no disco, ao vivo não. A gravação é perfeita, por isso, é fria. 

Não em Estrela da Manhã, mas, em algumas faixas.

Nossa. Repito. Estrela da Manhã é algo de incomensurável.

Marco Pereira – O músico

É natural de São Paulo onde fez seus estudos de violão sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico pela Université Musicale Internationale de Paris. 

Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais: Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega (Valência).

De volta ao Brasil, criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional e gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo – 1985 e Círculo das Cordas – 1987), trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988.

A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou em quatro oportunidades diferentes do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação do Trio D’Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner Tiso, em 1992 e ao lado de Edu Lobo, em 1996.

Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como: Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa, Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e Roberto Carlos, entre outros.

Recebeu o prêmio Sharp (atual “Prêmio da Música Brasileira”) em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB pelo disco Gal, da cantora Gal Costa – 1993 e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista Cristóvão Bastos – 1994.

Em 1995, lançou três CDs : Dança dos Quatro Ventos pelo selo belga GHA, Elegia pelo selo Channel Classics da Holanda e Brasil Musical pelo selo Tom Brasil de São Paulo. Gravou em 1999 o elogiadíssimo CD de violão solo, Valsas Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Seus outros CDs são: “Luz das Cordas” (com o bandolinista Hamilton de Holanda), “Afinidade” (com o gaitista Gabriel Grossi), “Original” (CD autoral com suas composições para violão solo – GSP – Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA), “O samba da minha terra” (com composições próprias e novas leituras de clássicos da música brasileira),  “Stella del Matino” (EGEA – Perugia –Itália), “Essence” (Kind of Blue – Lugano – Suiça), “Comum de Dois” (com o acordeonista Toninho Ferragutti – Borandá, São Paulo) e “Dois Destinos” (sobre a obra de Dilermando Reis)

É professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem suas composições estão pela Editora Lemoine de Paris e pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA). 

Stella Del Matino – Concepção

Não sinto que o CD tenha uma concepção definida. Vários ritmos e gêneros são interpretados. Arranjos diversos executados. Enfim…. Vai do choro ao samba. Do erudito ao popular. Não há concepção, há sim o belo a ser sentido e ouvido.

Marco Pereira – Canções

Na Baixa Do Sapateiro, composição de Ari Barroso, magistral a técnica e interpretação

Estrela da Manhã, do Marco, sensacional sob todos os aspectos.

Sambadalu, do Marco, muito interessante.

Ternura de K. Ximbinho, tradicional e emotiva.

Medley, arranjo belíssimo do Marco e composição do Baden. Um luxo.

Modinha tradicional de Tom e Vincícius.

Frevo composição famosa de Gismonti.

Suite Das Águas, arranjo do Marco e composição de Caymmi.

Stella Del Matino – Cultura Alternativa

Somos número 01 no google, primeira página, frente a mais de 100 milhões de resultados. Temos acesso, então temos que publicar matérias diferenciadas em todas as editorias. 

Marco Pereira – You Tube e Spotify

Clique no link abaixo e ouça tudo no You Tube.

Ouça Stella Del Mattino no Spotify.

Stella Del Mattino – Internet

Site – https://www.marcopereira.com.br/

Facebook – https://www.facebook.com/marcopereiraviolao/

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa