Mulher empreendedora - Cultura Alternativa

Mulher empreendedora bem-sucedida

Mulher empreendedora

Além das questões culturais e sociais que ainda limitam a participação feminina no mercado de trabalho, as empreendedoras precisam lidar com barreiras específicas relacionadas à sua condição de gênero.

Entre as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras estão a falta de acesso a recursos financeiros e à rede de contatos, a desigualdade salarial e a dupla jornada de trabalho, já que muitas vezes precisam conciliar a carreira com as responsabilidades familiares.

Mulher empreendedora - Cultura Alternativa

IBGE aponta que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor 2020, mostram que mulheres correspondem a 46% dos empreendedores iniciais (com até 3,5 anos de empresa) segundo relatório GEM, 2020.

De acordo com números do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), 2019, 57% das empresas se enquadram na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) e 54% são do segmento de serviços.

Mulher empreendedora

Para ajudar aquelas que pensam em abrir as portas do seu próprio negócio, confira os conselhos valiosos:

Mostre a sua liderança

Se um funcionário ou parceiro não estiver pronto para receber suas recomendações, seja firme e exija respeito e postura dos profissionais.

Não permita que o seu discurso seja interrompido e garanta que todas as decisões do seu negócio passem por você.

Gerencie o seu tempo

Organize o seu tempo de forma saudável e estratégica para os seus negócios e a família, sem se esquecer de reservar alguns momentos para cuidar de si mesma.

Vale contar com a ajuda de soluções tecnológicas que contribuem para o gerenciamento do seu negócio de forma ágil e eficiente.

Faça parceiros e networking

Observe quem são as pessoas que você pode contar profissionalmente dentro e fora da empresa e crie uma rede de relacionamentos.

Para aumentar os seus contatos, circule em ambientes em que pessoas com interesses comuns aos seus estarão presentes.

As redes sociais também podem ser espaços importantes para criar e manter vínculos.

Estabeleça metas

Criar metas exige visão estratégica do negócio.

É preciso saber onde você e a organização querem chegar e atentar-se aos prazos estipulados.

Alcançar as metas exige ainda ter coerência e objetivos empresariais.

O ideal é que elas sejam revisadas diariamente, assim você vai conseguir ter uma visão precisa do negócio e reavaliar as estratégias se necessário.

Levante a mão

Sempre que perceber que precisa de ajuda para resolver alguma questão, não perca tempo se martirizando.

Procure ajuda de especialistas da área específica, para que eles apontem o melhor caminho a seguir.

Cultura Alternativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *