Notícias sobre política e saúde mental

Notícias sobre política e sua influência na saúde mental

Acompanhar notícias sobre política diariamente pode ser uma fonte de estresse na vida das pessoas. Eventos políticos podem provocar emoções negativas e isso se reflete em piora da saúde psicológica e física. Esta matéria explora a influência das notícias sobre política na saúde mental das pessoas.

Notícias sobre política e saúde mental

O impacto negativo das notícias de política na saúde mental

A maioria dos estudos realizados até o momento se concentrou em grandes eventos políticos, como as eleições presidenciais.

Na nova pesquisa publicada na revista científica Journal of Personality and Social Psychology, os pesquisadores recrutaram 198 americanos com opiniões políticas diversas e avaliaram suas emoções e bem-estar psicológico e físico durante duas semanas, antes de dormir, por meio de uma série de perguntas.

Os resultados mostraram que, quando as notícias de política evocam emoções negativas, isso afeta o bem-estar psicológico e físico dos participantes no geral naquele dia.

Notícias sobre política e saúde mental

Efeitos emocionais das notícias de política

As notícias de política podem gerar emoções negativas, como raiva, tristeza e frustração. Isso pode ter consequências negativas para a saúde mental das pessoas, levando a sintomas de estresse e ansiedade. Segundo Brett Q Ford, professor assistente de psicologia na Universidade de Toronto, a política moderna – suas controvérsias diárias, incivilidade e inépcia – coloca uma carga emocional regular nos americanos.

Mortes por intolerância política - Site Cultura Alternativa

Artigo

Em recente artigo no jornal Gazeta do Povo sobre clima de tensão política e saúde mental Ricardo Oliveira, psicólogo clínico e professor universitário, aborda como o clima de tensão política e ideológica no Brasil afeta a saúde mental dos cidadãos, que se veem diante de um cenário de polarização, desinformação e violência nas redes sociais.

O autor defende que é preciso buscar o equilíbrio entre a participação política e o cuidado com a própria saúde mental, evitando se expor a fontes de estresse desnecessárias e buscando informações confiáveis e diversificadas.

E sugere que as pessoas pratiquem a empatia, o respeito e o diálogo com quem pensa diferente, para construir uma sociedade mais saudável e democrática.

Notícias sobre política e saúde mental

Administração do estresse

As pessoas usam diferentes estratégias para administrar o estresse causado pelas notícias de política. Alguns evitam completamente o noticiário, enquanto outros procuram informações sobre o evento e como podem ajudar, por meio de voluntariado ou doações para campanhas. Alguns estudos mostram que as pessoas também relatam maior motivação para agir em causas políticas, fazendo coisas positivas, mesmo diante de emoções negativas.

Web

Segundo os resultados da web, o Brasil registrou 26 assassinatos por motivações políticas ou pelo exercício da atividade pública em 2022. Esse número já é maior do que o registrado em quatro campanhas presidenciais desde a redemocratização.

Notícias e sua saúde mental
Notícias e sua saúde mental

Notícias sobre política e saúde mental

Conclusão

As notícias de política têm um impacto significativo na saúde mental das pessoas. A carga emocional gerada por eventos políticos pode afetar o bem-estar psicológico e físico, mas também pode servir como um incentivo para a ação positiva, como trabalhos voluntários e doações para campanhas.

É importante que as pessoas encontrem maneiras saudáveis de administrar o estresse e lidar com as emoções negativas, buscando apoio quando necessário.

Ignorar completamente o noticiário de política também pode ter consequências negativas para a saúde mental, pois a política é uma parte importante da sociedade e afeta a vida das pessoas de muitas maneiras

José Job

Especial para o Cultura Alternativa