Prêmio Jabuti
Prêmio Jabuti: “Sempre Paris” é eleito livro do ano 2024
A obra de crônica “Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas”, de Rosa Freire D’Aguiar, 76, foi eleito o livro do ano 2024 pela 66ª edição do Prêmio Jabuti na noite desta terça-feira (19). A premiação aconteceu no Auditório Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.
Rosa, que também ganhou na categoria Crônica competiu com todos os vencedores dos eixos Literatura e Não Ficção. Ela disse em discurso que jamais imaginou que ganharia o grande prêmio da noite.
-
Prêmio Jabuti: “Sempre Paris” é eleito livro do ano 2024
Prêmio Jabuti: “Sempre Paris” é eleito livro do ano 2024
-
Concurso Literário Yoshio Takemoto
Concurso Literário Yoshio Takemoto e celebre a amizade Brasil-Japão através da literatura. Nas categorias Haicai, Poesia,…
-
Concurso de Artes Carnavalescas
Concurso de Artes Carnavalescas da Revista Philos e CasaBloco. Com o tema ‘Amores, Cores, Carnavais’, celebre…
Prêmio Jabuti
A autora será premiada, além da estatueta, com R$ 70 mil e passagens e hospedagem para participar da Feira do Livro de Frankfurt, um dos maiores eventos literários do mundo.
O Prêmio Jabuti é a premiação literária mais tradicional do Brasil e conta, atualmente, com 22 categorias — abrangendo os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Prêmio Jabuti
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.premiojabuti.com.br até 13 de junho de 2024. Pelo terceiro ano, haverá preços especiais para todas as inscrições realizadas nos primeiros 30 dias.
A promoção é válida para todos os participantes: Associados CBL, Autores Independentes, Associados a Entidades Congêneres e Não Associados da CBL em todos os tipos de inscrição: Obra individual ou Coleção.
Os valores e mais informações estão disponíveis no regulamento do prêmio, no site premiojabuti.com.br.
Prêmio Jabuti
Você sabe o que é o Prêmio Jabuti?
Mais tradicional prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti premia, anualmente, autores, editores, ilustradores, tradutores, gráficos e livreiros, ou seja, profissionais que atuam com a literatura e a produção de livros no Brasil.
A premiação é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959, e em 2023 entrará em sua 66ª edição.
MAIS LIDAS
A história do Prêmio Jabuti
A década de 50, quando foi realizado a primeira edição do Prêmio Jabuti, foi marcada por grandes desafios editoriais.
O Brasil vivia uma grave crise econômica, marcada pela alta inflação e queda do preço do café no mercado internacional, o que gerava incertezas em diferentes áreas, inclusive na literatura.
A iniciativa de criar o prêmio Jabuti partiu do então presidente da CBL, Edgar Cavalheiro, e do secretário Mário da Silva Brito em conjunto com outros membros da Câmara. A ideia era premiar os profissionais da área editorial, e assim promover a sua valorização e divulgar a produção nacional.
A origem do nome Jabuti
Mas por que o prêmio se chama Jabuti? De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, quando a premiação foi criada, o Brasil passava por um momento cultural e político influenciado pelo modernismo e nacionalismo, voltado para a valorização da cultura popular brasileira e de suas raízes indígenas e africanas.
Nesse período, os artistas e escritores, em geral, valorizavam as figuras míticas, carregadas de sabedoria e experiência de vida, típicas da cultura popular brasileira.
Assim como Monteiro Lobato, que usava personagens fantasiosos em suas histórias, a premiação escolheu a figura do Jabuti para representá-la.