Reforma do Ensino Médio
Reforma prevê maior carga horária e disciplinas optativas. Especialistas e diretores da rede pública temem que modelo “descolado da realidade” precarize o trabalho do professor e o ensino. Projeto de lei pede adiamento.
A reforma do ensino médio, aprovada em uma lei de 2017 (Lei nº 13.415/2017), começa a ser implementada nas escolas da educação básica neste ano.
De acordo com o planejamento estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), o novo ensino médio será implementado gradualmente.
Desse modo, no ano letivo de 2022, as regras do novo currículo já passam a valer para a 1ª série do ensino médio.
Em 2023, haverá o avanço para as 1ª e 2ª séries e, posteriormente, a implementação alcançará a 3ª série em 2024, quando o MEC prevê completar o ciclo da reforma.
O novo formato prevê o aumento de horas letivas anuais e propõe uma mudança na grade curricular, apresentando assim um novo objetivo do próprio ensino médio.
Antes essa etapa escolar era vista como preparatória para o ensino superior, mas, com o novo formato, o ensino médio estará mais voltado para o mercado de trabalho.
Já neste ano, a carga horária será ampliada de 2400 horas para 3 mil horas. Também em 2022, já passa a valer a alteração da grade curricular. Nesse sentido, as disciplinas passarão a ser áreas do conhecimento.
Reforma do Ensino Médio
Disciplinas – São elas:
Linguagens e suas tecnologias: abarca Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física e Artes;
Matemática e suas tecnologias: abarca a disciplina de Matemática;
Ciências da Natureza e suas tecnologias: abarca Biologia, Química e Física;
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: integra Filosofia, Geografia, História e Sociologia.
Apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática estarão presentes em todas as séries do ensino médio.
Além das aulas sobre as áreas do conhecimento mencionadas acima, os alunos terão aulas a partir dos itinerários formativos, outra novidade da reforma.
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Itinerários formativos e “Projeto de Vida”
As escolas já podem oferecer os itinerários formativos. No entanto, eles só passam a ser obrigatórios em 2023.
Os itinerários serão optativos, de modo que os alunos poderão escolher quais cursar de acordo com a sua vontade e a partir da oferta da escola.
Já o Projeto de vida é um componente transversal e passa a ser ofertado neste ano. O objetivo desse componente é ajudar os alunos a entender suas aspirações.
Nesse sentido, será como uma orientação para que o estudante saiba o que quer para o seu futuro profissional. Assim, os alunos terão um direcionamento do que fazer e quais itinerários devem cursar.
Acesse a portaria do MEC para ver o detalhamento do cronograma de ações para a efetivação do novo ensino médio em todo o país.