Suplementos alimentares: o que são e para que serve cada um deles
Relatório de análise de tamanho, participação e tendências do mercado de nutrição esportiva no Brasil por tipo de produto, por aplicativo, por formulação, por grupo de consumidores (faixa etária e atividade), por canal de distribuição, por uso final e previsões de segmento, 2022 – 2030
O tamanho do mercado de nutrição esportiva no Brasil foi avaliado em US$ 942,3 milhões em 2021 e deve se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,8% de 2022 a 2030.
Há uma prevalência crescente de várias doenças relacionadas ao estilo de vida, como diabetes, doenças cardiovasculares doenças e obesidade no Brasil.
Por exemplo, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, estima-se que 19,2 milhões de pessoas no Brasil sofrerão de diabetes até 2030.
Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, mais da metade da população brasileira estava acima do peso em 2020.
O que são suplementos alimentares?Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Suplementos alimentares não são medicamentos. Portanto, não tratam, previnem ou curam doenças.
Eles são destinados a pessoas saudáveis, com a finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.
Suplementos alimentares
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
Eles são comumente usados para atender às necessidades nutricionais específicas que podem surgir devido a várias razões, como atividades físicas intensas, condições de saúde ou dietas restritivas.
Tipos de Suplementos Alimentares
- Vitamínicos: Como mencionado, são usados para repor vitaminas no organismo. As vitaminas são essenciais para diversas funções no corpo, incluindo a saúde da pele, ossos, dentes, visão, formação de glóbulos vermelhos, metabolismo energético, entre outros.
- Minerais: Suplementos como ferro, cálcio, zinco, magnésio, etc. são usados para garantir a ingestão adequada desses nutrientes. Eles desempenham papéis em funções como a formação de ossos, condução de impulsos nervosos, transporte de oxigênio e muito mais.
- Proteicos: Suplementos de proteína, como whey protein, caseína e proteína de soja, ajudam na recuperação muscular, no crescimento muscular e em dietas com necessidades proteicas elevadas.
- Aminoácidos: BCAAs, glutamina, arginina, etc., são suplementos que fornecem aminoácidos específicos, os blocos de construção das proteínas.
- Energéticos: Suplementos como maltodextrina e dextrose fornecem energia rápida para atividades físicas.
- Óleo e Ácidos Graxos: Óleo de peixe, ômega-3, CLA, etc., são suplementos que fornecem ácidos graxos essenciais que podem beneficiar a saúde do coração, função cerebral, entre outros.
- Probióticos: Suplementos que fornecem bactérias benéficas para a saúde do trato gastrointestinal.
- Fibras: Auxiliam na digestão e na saúde intestinal.
- Antioxidantes: Como resveratrol, coenzima Q10, que ajudam a combater os radicais livres no corpo.
Suplementos alimentares
Benefícios dos Suplementos Alimentares
- Complementação Nutricional: Auxiliam pessoas com deficiências nutricionais ou necessidades aumentadas de certos nutrientes.
- Melhora de Performance: Para atletas e praticantes de atividade física, os suplementos podem ajudar na energia, recuperação e crescimento muscular.
- Apoio à Saúde: Alguns suplementos podem ajudar em funções específicas, como saúde do coração, função cerebral, saúde óssea, entre outros.
- Praticidade: Suplementos oferecem uma maneira prática de obter nutrientes, especialmente para aqueles com horários agitados ou dietas restritivas.
- Apoio em Dietas Específicas: Vegetarianos, veganos ou pessoas com restrições alimentares podem se beneficiar dos suplementos para garantir a ingestão adequada de certos nutrientes.
Por fim, é importante ressaltar que os suplementos não devem substituir uma dieta equilibrada. Eles são um “complemento” e não um “substituto”. Sempre é recomendável consultar um médico ou nutricionista antes de começar a suplementar para garantir que a suplementação seja adequada às necessidades individuais.
REDAÇÃO CULTURA ALTERNATIVA