Terceira mostra de cinema árabe feminino no CCBB. Segundo os resultados da pesquisa, a mostra acontece entre 22 de março e 10 de abril de 2023 e apresenta uma seleção de 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres de origem árabe, retratando a diversidade do cinema árabe contemporâneo. A programação inclui filmes de ficção e documentários, produzidos ou coproduzidos por países como Argélia, França, Tunísia, Egito, Líbano, Palestina e Marrocos.
Cinema Árabe Feminino
O cinema árabe
O cinema árabe é rico em histórias, culturas e perspectivas. E nada melhor do que conhecer esse universo através do olhar das mulheres que o produzem. Por isso, o CCBB RJ recebe a terceira edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que traz uma seleção de filmes dirigidos por cineastas árabes ou descendentes, mostrando a diversidade e a potência dessa produção cinematográfica.
Cinema Árabe Feminino
Quando?
A mostra acontece entre os dias 22 de março e 10 de abril de 2023 e conta com 34 obras entre curtas, médias e longas-metragens. São filmes que abordam temas como identidade, memória, resistência, migração e violência. Alguns dos destaques são: “Papicha”, da argelina Mounia Meddour; “Nardjes A.”, da franco-argelina Karim Aïnouz; “Soufra”, da libanesa Thomas Morgan; “Gaza mon amour”, das irmãs palestinas Tarzan e Arab Nasser; e “Adam”, da marroquina Maryam Touzani.
Cinema Árabe Feminino
Audiodescrição e Legendagem descritiva
A mostra também oferece três sessões acessíveis com audiodescrição e legendagem descritiva para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Além disso, haverá debates online com as diretoras dos filmes e especialistas em cinema árabe. A entrada é gratuita mediante reserva antecipada pelo site do CCBB RJ ou pelo aplicativo Eventim.
Não perca essa oportunidade de conhecer o cinema árabe feminino no CCBB RJ. Uma mostra que celebra as vozes das mulheres que fazem arte no mundo árabe.
Julia Silva
Especial para o Cultura Alternativa