Videopoema Ode a Roberto Piva de Rudi Renato Jr.

Videopoema Ode a Roberto Piva de Rudi Renato Jr. - Cultura Alternativa

Videopoema Ode a Roberto Piva de Rudi Renato Jr.

O videopoema Ode a Roberto Piva é uma homenagem ao poeta brasileiro Roberto Piva feita pelo também poeta Rudi Renato Jr. e seus amigos Dênis, Luca e Thiago.

No seu livro de estreia (Mania), Rudi Renato Jr. publicou, entre outros, um poema de dez versos que se direcionava ao poeta Roberto Piva. Cerca de um ano depois, Rudi entrou na faculdade de escrita criativa da PUCRS, onde estudou por dois semestres.

Em uma das primeiras aulas, um professor solicitou aos alunos que fizessem uma carta a um outro escritor. Rudi, então, se lembrou daqueles dez versos e resolveu ampliá-los no exercício proposto pelo professor. Assim surgia a segunda versão daquele poema, desta vez com cerca de cinquenta versos.

Rudi gostou do resultado e fez a leitura desta carta no lançamento de seu segundo livro (E quando a flor um sorriso). Depois disso, o poema foi lido em vários saraus de Porto Alegre e do Brasil e foi bem recebido. O que motivou Rudi a acrescentar ainda mais versos ao poema.

Videopoema Ode a Roberto Piva

Assim, a cada sarau que ia Rudi passava alguns segundos a mais recitando o que naquele momento já tinha o nome de Ode a Roberto Piva. As pessoas presentes notavam que o poema estava se transformando.

Quando chegou aos atuais 152 versos, Rudi disse: Chega. O poema está pronto. Mas aí surgiu um problema: qual o formato ideal para a publicação deste poema? Este é um poema que pela sua história foi feito para ser dito em voz alta, para ser declamado, para ser gritado.

Então, Rudi se encontrou com seus amigos Dênis, Luca e Thiago e conversou sobre o poema. Da conversa, surgiu a ideia de transformar aquele Ode a Roberto Piva em um videopoema.

O grupo então se reuniu diversas vezes, conversou como seria o videopoema, gravou o áudio com um microfone emprestado, conseguiu as imagens no site pexels.com, fez a edição e agora lança o videopoema Ode a Roberto Piva.

A data escolhida para o lançamento não poderia ser outra: 25 de setembro, o aniversário de Roberto Piva, poeta homenageado pelo grupo neste videopoema.

Videopoema Ode a Roberto Piva

Ficha técnica

Autor: Rudi Renato Jr.

Vozes: Rudi Renato Jr., Luca Finzeti, Dênis Duarte e Thiago Severo

Instrumental e alguns dos efeitos sonoros retirados do álbum de reutilização permitida Uma Alucinação na Ponta de teus Olhos da banda P.I.Va.

Serviço

Videopoema Ode a Roberto Piva

Data de lançamento: 25 de setembro de 2021

Link disponível a partir de 25 de setembro de 2021

Sobre o poeta homenageado

Roberto Piva (1937-2010) é o autor da plaquete Ode a Fernando Pessoa (Massao Ohno, 1961) e dos livros Paranóia (Massao Ohno, 1963), Piazzas (Massao Ohno, 1964), Abra os olhos e diga ah! (Massao Ohno, 1975), Coxas (Feira de Poesia, 1979), 20 Poemas com Brócoli (Massao Ohno, 1981), Quizumba (Global, 1983) e Ciclones (Nankin, 1997), reunidos em três volumes pela editora Globo, sendo o último – Estranhos Sinais de Saturno – acompanhado de poemas inéditos.

Sobre o poeta que escreveu o poema Ode a Roberto Piva

Rudi Renato Jr. (1994-atual) é o autor da Plaquete Espiritual (Editora Primata, 2021) e dos Livros:

Mania (Editora Livronovo, 2018);

E quando a flor um sorriso (Editora Primata, 2019);

Meditações acerca da hipótese apócrifa das borboletas transcendentais (Clube de Autores, 2021).

Contato no e-mail: rudi.tedeschi@acad.pucrs.br