Vinhos, Portugal, Vinícola Herdade do Rocim

Herdade do Rocim. Enólogo Pedro Ribeiro.

Vinhos, Portugal, Vinícola Herdade do Rocim. Olinaldo Oliveira entrevista o enólogo Pedro Ribeiro da vinícola Herdade do Rocim.

Olinaldo Oliveira é Sommelier nível III na escola de Londres Wine & Spirits, como também, é chefe da adega da super adega em Brasília.

 

Vinhos em Portugal – Enólogo Pedro Ribeiro

Natural do Porto, Pedro Ribeiro fez formação em Vila Real, na UTAD – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Esteve um ano na Austrália, na Hardys Tintara Winery, tendo regressado a Portugal, bem mais a sul.

Passou nove anos na Herdade dos Grous, em Albernôa, onde foi o braço direito do conhecido enólogo Luís Duarte. Seguiu para a Herdade do Rocim, na Vidigueira, desde 2013, uma empreitada iniciada pela mulher, Catarina Vieira.

É também na Vidigueira que tem dado cartas no projeto pessoal, Espaço Rural.

O Bojador Vinho de Talha 2015 foi mesmo a grande surpresa da seleção de 10 vinhos portugueses marcantes da última década, desafio lançado pela Revista de Vinhos da Jancis Robinson influente jornalista e “Master of Wine” britânica, que esteve recentemente em Lisboa.

Olinaldo Oliveira entrevista Pedro Ribeiro

Herdade do Rocim – Conceituação

O Site publica. É  uma propriedade situada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, com cerca de 120 hectares, entre os quais 70 de vinha e 10 de olival.

A falha da Vidigueira, um acidente natural que marca a divisão entre o Alto e o Baixo Alentejo, determina a razão de ser da Vidigueira, a sub-região vitivinícola mais a Sul do Alentejo. As escarpas de orientação Este-Oeste, com cerca de 50 quilómetros de comprimento, condicionam o clima da Vidigueira, convertendo-a, apesar da localização tão a Sul, numa das sub-regiões com o clima mais temperado do Alentejo.

Na Herdade do Rocim respeitamos, desde o início, a vocação natural do terroir da região, produzindo vinhos frescos, elegantes e minerais.

 

Vinhos em Portugal – Internet 

Site – Herdade do Rocim

Facebook – Herdade do Rocim

Twitter – Herdade do Rocim

 

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

www.culturaalternativa.com.br