Ano Novo Lunar
Países asiáticos comemoram chegada de 4721, o ano do coelho
O Ano Novo Lunar, que é comemorado especialmente pelos chineses, vietnamitas e outros países do Leste Asiático, começa neste domingo (dia 22).
Este é o ano 4721, ano do coelho, que é um símbolo da paz, do intelecto e de cautela.
Em países onde há comemorações, feriados variam de três a sete dias.
As comemorações geralmente se estendem até o 15º dia do mês lunar. Familiares costumam dar bênçãos uns aos outros, em um período marcado por muitas visitas a parentes e amigos.
Ano Novo Lunar – Brasil
Este ano, está sendo comemorado também os 60 anos de imigração sul-coreana no Brasil.
Uma série de eventos deve ocorrer em todo o Brasil para celebrar a data, em especial nessa região do Bom Retiro, que congrega uma grande comunidade coreana.
“A comunidade coreana no Brasil está em torno de 50 mil pessoas. Mas aqui no Bom Retiro há o maior número de coreanos.
Aqui há lojistas, pessoas que trabalham com o comércio de roupa, restaurantes, cafés, escola de coreanos. A maior comunidade e a mais forte está concentrada aqui no bairro”.
Agencia Brasil
Na gastronomia as comidas típicas que sao vendidas em barraquinhas de rua, e que provocaram imensas filas, o tteokguk, uma sopa feita de bolinho de massa de arroz.
Essa sopa é para a prosperidade. Tem até uma lenda coreana que diz que quanto mais você come o tteokguk, mais anos de vida você ganha, mais próspero você se torna.
Ano Novo Lunar – Google Doodle
O Doodle de hoje celebra um feriado importante em várias culturas asiáticas, o Ano Novo Lunar!
Após a primeira lua nova do calendário lunar de cada ano, as comunidades ao redor do mundo montam decorações, fazem comida festiva e se reúnem com seus entes queridos para inaugurar o novo ano.
As tradições do festival do Ano Novo Lunar remontam a milhares de anos a uma lenda popular. Uma besta mítica chamada Nian era conhecida por aparecer a cada véspera do Ano Novo Lunar e aterrorizar as pessoas e o gado.
Barulhos altos, a cor vermelha e o fogo assustaram Nian, então tornou-se uma tradição as famílias decorarem suas portas com papel vermelho, soltarem fogos de artifício e deixarem lanternas acesas a noite toda.