Sol, calor e baixa umidade – alimentos para manter o corpo hidratado

Baixa umidade

Baixa umidade abaixo de 15% e temperatura perto dos 40ºC.

Por causa do calor excessivo nesta época do ano, o corpo tende a perder uma quantidade muito maior de líquido e corre o risco de ficar desidratado. Isso pode afetar o metabolismo e provocar problemas como tontura e pressão baixa.

Baixa umidade

Mas como se manter hidratado nesta época do ano?

A nutricionista Camila Pedrosa, da Viver Nutrição e Gastronomia, listou alimentos para ajudar:

Baixa umidade abaixo de 15% e temperatura perto dos 40ºC.

Grãos

Arroz integral: cozido, ele apresenta aproximadamente 70,1% de água. Este alimento também possui carboidratos, fibras – úteis ao bom funcionamento do intestino –, manganês, cobre, zinco, potássio, fósforo, além de vitaminas do complexo B, como a piridoxina e a tiamina.

Feijão: cozido na versão carioca tem 80,4% de água, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina – vitamina também do complexo B.

Frutas

Banana-prata: possui 71,9% de água. Em sua composição apresenta carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C, piridoxina e riboflavina (vitamina B2).

Abacate: cru contém 83,8% de água, além de cobre, zinco, cálcio, magnésio, manganês, lipídeos, carboidratos, fibras, fósforo, potássio, riboflavina e vitamina C.

Legumes

Cenoura: crua possui 90,1% de água. O legume também é composto de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Abóbora: tem cerca de 86,4% de água. Cozida é rica não só em fósforo e fibras, mas também em potássio, o que auxilia os batimentos cardíacos e o bom funcionamento dos músculos.

Abobrinha italiana: apresenta 93,9% de água, fósforo e potássio.

Verduras

Espinafre: possui 94% de água. Também é composto de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Agrião: cru contém cerca de 93,9% de água, além de potássio, vitamina C, fósforo e cálcio que é fundamental para a saúde dos ossos.

Baixa umidade abaixo de 15% e temperatura perto dos 40ºC.

Alerta! 

Com o calor intenso, as pessoas passam a ingerir outras bebidas, como cerveja e refrigerante. Mas, segundo a especialista, ambas passam uma falsa sensação de hidratação.

“Normalmente, elas são servidas geladas, por isso o alívio imediato do calor, mas o que acontece é o oposto. Além disso, são bebidas calóricas o que causa inchaço em que consome”, explica a nutricionista.

Camila ainda alerta que o ideal é se hidratar bebendo muita água ou ingerindo alimentos que sejam ricos em líquidos.