Bienal do Livro do Sul de Minas - Cultura Alternativa

Bienal do Livro do Sul de Minas

Bienal do Livro do Sul de Minas

A Bienal do Livro do Sul de Minas – cuja 19ª edição vai ocorrer de 27 de abril a 05 de maio de 2024 – abriu inscrições para o 1º Encontro de influenciadores digitais literários.

O tema será “Se tem quem leia, é literatura. O importante é ler! Ou não?”.

A ideia do encontro surgiu do reconhecimento da importância dos influenciadores digitais na cadeia do livro.

Jovens leitores brasileiros têm notadamente buscado, cada vez mais, indicações para suas próximas leituras nas redes sociais e felizmente lá encontram muitas dicas, resenhas, análises, críticas literárias.

Com linguagem objetiva, lúdica, informal, intuitiva e muitas vezes até cômica, estes comunicadores alcançam leitores de todos os cantos, de todas as idades e, mais do que isso, alcançam aqueles que sequer estão pensando em ler.

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas e podem ser feitas de 31 de julho a 30 de setembro. Para garantir sua participação na Bienal do Livro do Sul de Minas, dividir a mesa com influenciadores convidados e ter seu espaço garantido na tenda de autógrafos, é preciso se inscrever clicando aqui.

Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas passa a se chamar Bienal do Livro do Sul de Minas em 2024

Edição de 2023 do evento foi adiada; já o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) ocorre entre os dias 3 e 7 de maio de 2023

A organizadora da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), GSC Eventos, anunciou nesta terça-feira (7) mudanças para as próximas edições.

Livros que são obras-primas - Livros clássicos para ler - Livros grátis para ler - Dicas de Livros - Cultura Alternativa

Bienal do Livro do Sul de Minas

Segundo a GSC Eventos, a decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura da cidade e com outros parceiros.

“Apesar da conjuntura política atual trazer bons ares e uma perspectiva positiva de retomada do setor cultural do País nos esperançando com a volta da Cultura em sua plenitude, o tempo que dispomos para a captação de recursos necessários não foi suficiente para acreditarmos que daria para realizar a Feira e o Festival no formato que nos propusemos para a edição de 2023”, diz o comunicado.

Outro motivo foi a informação de que a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais vai reformular a política de distribuição de vales-livros para os alunos e professores da rede estadual de ensino, retomando-a no segundo semestre, e não contar com essa política seria um prejuízo significativo para a Feira – que resolveu então adiar a próxima edição e passar por um rebranding.

A nova Bienal do Livro do Sul de Minas será focada especialmente nos negócios da cadeia do livro, lançamentos exclusivos, divulgação dos livros, editoras e livrarias, vendas e comércio de livros e afins, além do fomento e suporte ao mercado editorial regional e nacional, segundo o comunicado.

A proposta é envolver também outras cidades do sul de Minas no contexto da Bienal. A data da primeira Bienal do Livro do Sul de Minas já está marcada: de 27 de abril a 5 de maio de 2024, no Parque José Afonso Junqueira. O Flipoços também passa a ser realizado uma vez a cada dois anos, intercalando a partir de agora com a nova Bienal.

Calendário Flipoços e Bienal do Livro do Sul de Minas:

Flipoços 2023 – de 3 a 7 de maio de 2023;
Bienal Sul Mineira do Livro 2024 – de 27 de abril a 5 de maio;
Flipoços 2025 – de 30 de abril a 4 de maio;
Bienal Sul Mineira do Livro 2026 – 1º a 10 de maio.

Cultura Alternativa