Taxa de câmbio para cartão de crédito no exterior será a do dia do gasto

cartão de crédito no exterior

Cartão de crédito no exterior

A partir de março, compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito devem vir na fatura com o valor equivalente em reais do dia em que foram realizadas. Os bancos podiam oferecer essa forma de cobrança se quisessem, mas a maioria das instituições preferia cobrar o valor referente à data do fechamento da fatura.

Com entrada em vigor da Circular nº 3918, os bancos serão obrigados a oferecer a opção de utilizar a taxa de câmbio do dia de cada gasto. Caso não queira optar por essa sistemática, o cliente poderá pagar com base na taxa de câmbio do dia de fechamento da fatura.

Cartão de crédito no exterior

Taxa de câmbio para cartão de crédito no exterior será a do dia do gasto

 Em novembro de 2018 publicamos matéria sobre a circular 3.918 do BC em que entraria em vigor em 1º de março de 2020. Ela diz que todo cartão de crédito internacional emitido no Brasil deverá, por padrão, cobrar gastos em moeda estrangeira “pelo valor equivalente em reais na data de cada gasto”.

“Além disso, a medida aumenta transparência e a comparabilidade na prestação do serviço, padronizando as informações sobre o histórico das taxas de conversão nas faturas e terão que ser divulgadas em formato de dados abertos, de forma que rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados”, completou o BC.

Além do valor em reais e em dólar, as faturas também terão que informar a taxa de conversão entre as moedas para cada compra.

Permitida pelo BC desde o final de 2016, opção de travar cotação do dólar em compras e pagar fatura com o câmbio do dia de cada transação só é oferecida apenas por alguns bancos, segundo o BC.

“O maior reflexo da nova regra será em benefício do cliente, que terá maior previsibilidade. Além disso, terá maior facilidade para comparar as taxas praticadas pelos diferentes cartões disponíveis hoje no mercado”, disse Carlos Formigari, diretor do Itaú.

Leia também – > Miami em um roteiro além de compras