Saiba como harmonizar o seu almoço de Páscoa com os vinhos

Como harmonizar o seu almoço de Páscoa

Saiba como harmonizar o seu almoço de Páscoa com os vinhos

A Páscoa está chegando e nada melhor do que reunir a família e os amigos para celebrar bons momentos. Uma das experiências mais fascinantes é aliar o sabor das comidas típicas desta data com deliciosos vinhos.

Os pratos à base de peixes e chocolates não podem faltar. Mas, como combinar cada receita com o vinho adequado?

Como harmonizar o seu almoço de Páscoa – Peixes

O Bacalhau já é uma iguaria tradicional nas refeições de Páscoa. O saboroso peixe pode render diversas receitas e, consequentemente, muitas variações. Se sua família é fã dos petiscos e adora bolinho de bacalhau, o ideal é harmonizar com espumantes mais secos.

Se a tradicional bacalhoada é o prato escolhido para o dia, os vinhos tintos mais leves e frutados são uma excelente sugestão. Neste caso, é preciso ter cuidado com a seleção do rótulo, já que os taninos somados ao iodo naturalmente presente nos peixes podem deixar na boca um gosto metálico. Para não errar, escolha um delicado Pinot Noir, mostrando que vinhos tintos podem sim ser harmonizados com peixes.

Uma das características desta uva é originar vinhos com menor intensidade de cor e taninos moderados, sendo este o grande trunfo para torná-la a acompanhante perfeita do seu prato.

No entanto, se o prato da ocasião for o bacalhau à moda antiga, também conhecido como bacalhau no leite, o sabor delicado combina muito bem com vinhos brancos jovens e que apresentem boa acidez, como o Casa Valduga Terroir Exclusivo Viognier, que ressalta em seu aroma notas de pêssego, damasco e casca de laranja, envoltas por nuances de mel e flor de acácia.

Como harmonizar o seu almoço de Páscoa – Carnes

Contudo, se você não é o maior fã do tradicional peixe servido na Páscoa e prefere outros tipos de carnes, o cordeiro poderá ser uma excelente escolha. Neste caso, harmonize com vinhos que apresentem sabores mais intensos e com maior concentração de taninos.

Como harmonizar o seu almoço de Páscoa – Sobremesa

Depois da refeição, é hora de correr para a sobremesa. E é claro que nada combina tão bem com Páscoa quanto o chocolate. Ovos, tortas ou bolos… não importa o que seja, contanto que esteja acompanhado de uma bela taça de vinho licoroso para fechar a refeição com chave de ouro.

Com notável complexidade e elegância, o vinho licoroso tinto Casa Valduga 1875 apresenta notas de frutas negras maduras, especiarias doces, além de toques de tabaco e cacau, resultando em um bouquet fino e de grande riqueza.

Pode ser perfeitamente combinado com sobremesas em que o chocolate seja a “estrela”, dando um charme final ao seu almoço.

Não gosta de bacalhau? Vá de salmão na Semana Santa