Os Yanomami são um dos muitos grupos indígenas do Brasil, com cerca de 26.780 membros.
Eles vivem em aldeias espalhadas pelo norte do Brasil, em estados como Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
A cultura é profundamente ligada à floresta amazônica. É uma cultura de subsistência, onde os Yanomami colhem, caçam e pescam para se alimentar. Eles também cultivam algumas plantas como milho, mandioca e feijão.
O etnônimo “Yanomami” foi produzido pelos antropólogos a partir da palavra yanõmami que, na expressão yanõmami thëpë, significa “seres humanos”.
Os Yanomami têm uma forte ligação com a natureza e acreditam que todos os seres vivos têm alma. Eles acreditam que a floresta é um lugar sagrado e que todos os seres vivos devem viver em harmonia uns com os outros.
Yanomami – Governo Federal
Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste sábado (21/1), em viagem a Roraima, que o governo federal irá realizar uma série de ações na saúde, no desenvolvimento social e na justiça para atender à calamidade pública que foi decretada em Roraima, por conta da crise sanitária vivida pelo povo Yanomami.
As Forças Armadas terão papel fundamental em todo o processo em função da dificuldade de acesso e da pesada presença da ação ilegal de garimpeiros.
Assista ao mini-doc:
Os Yanomami também têm um sistema de crenças espirituais. Eles acreditam que todos os seres vivos são guiados por espíritos e que os espíritos podem ajudá-los a curar doenças, a ter boa sorte e a encontrar alimentos.
Possuem uma língua própria, o Yanomami, que é falado por todos os membros do grupo. Eles também têm seus próprios costumes, como danças e cerimônias.
Yanomami
Os Yanomami estão em risco devido à destruição da floresta amazônica, à exploração mineral e à contaminação dos rios. Além disso, eles sofrem com a falta de educação e saúde adequadas.
Sendo um grupo muito importante para o Brasil e para o mundo. Eles estão preservando a cultura indígena e a floresta amazônica, que é essencial para o equilíbrio do planeta.
É essencial que as autoridades tomem medidas urgentes para proteger os direitos dos Yanomami e para garantir que sua cultura seja preservada.
Agnes Adusumilli
Redação Cultura Alternativa