Dia nacional da fotografia

Dia nacional da fotografia - Cultura Alternativa

Dia nacional da fotografia

O Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato do dia nacional da fotografia, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento; já o Dia Nacional está ligado a esse evento particular no Brasil. Aqui, usamos o 8 de janeiro para celebrar os dois momentos, tanto o dia nacional da fotografia, quanto o dia do fotógrafo

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

Dia nacional da fotografia - Cultura Alternativa

Dia nacional da fotografia

Quem foi Louis Jacques Mandé Daguerre?

Louis Daguerre foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o autor, em 1835, da primeira patente para um processo fotográfico, o daguerreótipo.

Na sequência da sua parceria com Joseph Nicéphore Niépce (selada em contrato assinado a 14 de dezembro de 1829), Daguerre herdou a invenção e os conhecimentos adquiridos por Niépce o que lhe permitiu adicionar uma nova variação da câmara obscura.

Cada um trabalhou de forma independente, mas por diferentes vias, Niépce procurava teimosamente resolver o seu processo com betume da Judeia ao passo que Daguerre procurava modificar o processo e os materiais usados a fim de reduzir o tempo de exposição que ainda se mantinha em cerca de uma hora.

Leia artigo completo no Site ARTE.REF