Dia Nacional do Teatro

Manaus

Dia Nacional do Teatro


Data, celebrada neste sábado (19.09), homenageia uma das mais antigas manifestações artísticas, importante ativo da oferta turística e cultural do país


São milhares de teatros espalhados pelo país que atraem incontáveis turistas a fim de viajar pelo mundo dos sonhos e da fantasia, protagonizados pela cultura brasileira.

O dia é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, originalmente iniciada na Grécia antiga.

No Brasil, o teatro nasceu no século XVI com o objetivo de espalhar a crença religiosa e ganhou força após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808.

A partir daí, o teatro nacional passou por diversas transformações até conquistar sua própria identidade e se tornar uma das mais prestigiadas formas de arte do Brasil e do mundo.

A cultura brasileira é reconhecida internacionalmente e está entre as principais motivações dos visitantes que vêm ao país.

Apesar das dificuldades trazidas forçadamente pela pandemia do novo coronavírus, o setor começa a se reerguer.

Salas de diversos estados voltam gradualmente a receber o público, seguindo recomendações e protocolos internacionais de segurança sanitária, caso do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia.

Dia Nacional do Teatro – Assista vídeos do You Tube, on line

Ana Kfouri em “Uma Frase para Minha Mãe” no Teatro #EmCasaComSesc

“Uma Frase para Minha Mãe” põe em cena a experiência do despertar para a língua e para a literatura através da mobilização de sensações afetivas e corporais ligadas à figura da mãe e à relação com a língua materna.

Protagonizado e dirigido pela atriz Ana Kfouri, o solo, adaptado para o Teatro #EmCasaComSesc, parte de textos do escritor francês Christian Prigent, traduzidos e adaptados pelo tradutor e pesquisador Marcelo Jacques de Moraes.

"GALILEU E EU - A Arte da Dúvida" - Com a atriz Denise Fraga.

A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.

Com informações do Ministério do Turismo

Agnes AdusumilliAgnes Adusumilli

Editora do Portal Cultura Alternativa