Dicas de audiolivros
Confira a seleção e descubra a obra ideal para você
Seleção apresenta obras que retratam as muitas realidades do negro no Brasil e discutem temas como intolerância religiosa e racismo estrutural
Antirracismo, colorismo, negritude e racismo estrutural são alguns dos termos relacionados às causas negras que ganharam destaque nas rodas de conversas nos últimos anos.
Via de regra, são os escritores e pensadores negros que produzem conteúdo para sanar dúvidas e oferecer mensagens de esperança para quem sofre com o preconceito racial ou quer se tornar um aliado da causa.
Mesmo com o debate acalorado sobre estes temas, o espaço para que autores e autoras negras ganhem visibilidade é limitado, especialmente no Brasil.
Uma pesquisa de 2012 revelou que 93,9% dos romances lançados por três grandes editoras do país, entre os anos de 1990 e 2004, eram de autores brancos. E em 56,6% destas obras não havia nenhum personagem racializado.
Estes dados mostram a importância de valorizar os autores negros que levantam a voz contra a violência racial, o preconceito religioso, o machismo, a homo e transfobia e outras formas de intolerância.
Abaixo você encontra uma lista com audiolivros de histórias escritas e narradas por pessoas negras. São obras que retratam as muitas realidades do negro no Brasil.
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Como são feitos os audiolivros?
Consumo de livros digitais se mantém estável
Curta a folia em casa: audiolivros para ouvir no Carnaval
Dicas de audiolivros
? Um Exú em Nova York
Escrita por Cidinha da Silva, a obra parte das tensões provocadas pela percepção das religiões de matrizes africanas para desmistificar ideias negativas e escancarar o racismo religioso.
A história aborda ainda temas como perda de direitos e masculinidade tóxica.
? Sim à igualdade racial
Obra de Luana Genot discute a desigualdade racial no mercado de trabalho no Brasil. A importância de falar sobre o assunto e buscar caminhos para enfrentar as questões raciais dentro das empresas inspirou este livro que é o resultado da dissertação de mestrado da autora em Relações Étnico-Raciais.
? Ponciá Vicêncio
Conceição Evaristo descreve os caminhos, os sonhos e os desencantos da protagonista Ponciá Vicêncio.
A autora traça a trajetória da infância à idade adulta, analisando seus afetos e o envolvimento com a família e amigos. O livro discute ainda a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô.
Sugestões de leitura plataforma de streaming Tocalivros.