A procrastinação é a principal inimiga da rotina.
Adiar as tarefas, perder tempo em redes sociais ou sair a todo momento da mesa de trabalho podem ser sinais que esse temido hábito está mais comum do que você possa imaginar.
Tratar essa questão é algo intrínseco. Pois a maioria das pessoas são suscetíveis a atos que a levam a famosa “enrolação.”
É preciso criar hábitos para deixar a procrastinação de lado. É um processo interno e, para alguns, doloroso. Mas é possível se livrar desse costume.
Veja abaixo seis dicas fáceis para deixar a procrastinação de lado.
1 – Dê o primeiro passo
Tente completar pequenos objetivos diários. Ou seja, dê a você metas que possam ser cumpridas. Por menores que sejam. Esse costume leva a você dar o primeiro passar para se livrar a procrastinação. Além disso, você ficará com a gostosa sensação do dever cumprido.
2 – Gerencie suas emoções
O humor afeta muito quando o assunto é a procrastinação. Afinal, muitos descontam o mau rendimento do dia em sua variação de humor. Ou seja, se está bem humorado, mal humorado ou ansioso, tudo é motivo para procrastinar.
Cuidado com as armadilhas da mente. As suas emoções não devem interferir em seu processo produtivo. Fique atento para elas não serem aliadas da procrastinação.
3 – Nomeie o seu problema
Isso é mesmo procrastinação? Ou é somente um momento preguiçoso, mas que vai passar?
Rotule o seu inimigo com o nome certo. Às vezes, é falta de tempo e não procrastinação. Alguns atrasos são permissíveis, desde que não virem rotina.
4 – Visualize o seu futuro
No momento em você começa a visualizar o seu futuro, suas atividades começam a ter valor. Dessa maneira, a procrastinação é deixada de lado, pois a sua necessidade de crescer é maior do que a de esperar.
Procrastinação
5 – Faça planos que incluam os imprevistos
Ainda que você se comprometa a não procrastinar, faça planos que tenham imprevistos. Por exemplo, um projeto pode ter um limite de atraso e, mesmo assim, não atrapalhar no resultado ou impacto com o cliente.
Mas não deixe que os atrasos virem hábitos!
6 – Evite se repreender
Se, por um acaso, acontecer algum ato de procrastinação, não se repreenda. Tente mais uma vez, outra e outra. Quantas vezes forem necessárias para eliminar esse hábito da sua vida.
Gostou das nossas dicas?
Comece a traçar o seu dia. Anote seus compromissos. E deixe o seu dia sem procrastinação.
ACOMPANHE AS ULTIMAS MATERIAS DO SITE CULTURA ALTERNATIVA
- Jornalismo Manipulado
- Saboretto Cafés Especiais
- Hormônios do Bem-Estar: O Segredo Químico da Felicidade
- Os impactos do declínio dos leitores no Brasil.
- As cidades mais hospitaleiras do Brasil