Dicas práticas para dar adeus a procrastinação

Procrastinação

A procrastinação é a principal inimiga da rotina.

Adiar as tarefas, perder tempo em redes sociais ou sair a todo momento da mesa de trabalho podem ser sinais que esse temido hábito está mais comum do que você possa imaginar.

Tratar essa questão é algo intrínseco. Pois a maioria das pessoas são suscetíveis a atos que a levam a famosa “enrolação.”

É preciso criar hábitos para deixar a procrastinação de lado. É um processo interno e, para alguns, doloroso. Mas é possível se livrar desse costume.

Veja abaixo seis dicas fáceis para deixar a procrastinação de lado.

1 – Dê o primeiro passo

Tente completar pequenos objetivos diários. Ou seja, dê a você metas que possam ser cumpridas. Por menores que sejam. Esse costume leva a você dar o primeiro passar para se livrar a procrastinação. Além disso, você ficará com a gostosa sensação do dever cumprido.

2 – Gerencie suas emoções

O humor afeta muito quando o assunto é a procrastinação. Afinal, muitos descontam o mau rendimento do dia em sua variação de humor. Ou seja, se está bem humorado, mal humorado ou ansioso, tudo é motivo para procrastinar.

Cuidado com as armadilhas da mente. As suas emoções não devem interferir em seu processo produtivo. Fique atento para elas não serem aliadas da procrastinação.

3 – Nomeie o seu problema

Isso é mesmo procrastinação? Ou é somente um momento preguiçoso, mas que vai passar?

Rotule o seu inimigo com o nome certo. Às vezes, é falta de tempo e não procrastinação. Alguns atrasos são permissíveis, desde que não virem rotina.

4 – Visualize o seu futuro

No momento em você começa a visualizar o seu futuro, suas atividades começam a ter valor. Dessa maneira, a procrastinação é deixada de lado, pois a sua necessidade de crescer é maior do que a de esperar.

5 – Faça planos que incluam os imprevistos

Ainda que você se comprometa a não procrastinar, faça planos que tenham imprevistos. Por exemplo, um projeto pode ter um limite de atraso e, mesmo assim, não atrapalhar no resultado ou impacto com o cliente.

Mas não deixe que os atrasos virem hábitos!

6 – Evite se repreender

Se, por um acaso, acontecer algum ato de procrastinação, não se repreenda. Tente mais uma vez, outra e outra. Quantas vezes forem necessárias para eliminar esse hábito da sua vida.

Gostou das nossas dicas?

Comece a traçar o seu dia. Anote seus compromissos. E deixe o seu dia sem procrastinação.

A𝓰𝓷𝓮𝓼 𝓐𝓭𝓾𝓼𝓾𝓶𝓲𝓵𝓵𝓲 – 𝓡𝓮𝓭𝓪çã𝓸 𝓭𝓸 𝓒𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓐𝓵𝓽𝓮𝓻𝓷𝓪𝓽𝓲𝓿𝓪