Idosos em casa, cuidados necessários

Idosos em casa

Idosos em casa, cuidados necessários

Nestes últimos meses, ouvimos sempre falar da importância de ajudar os idosos na prevenção ao novo coronavírus, E QUE DEVEM FICAR EM CASA, CONFINADOS.

Eles fazem parte do principal grupo de risco da infecção, mas não por terem um risco maior de contaminação. Este risco, na verdade, não é diferente do que é visto em outras faixas etárias.

Para a terceira idade, o coronavírus pode se tornar grave, especialmente quando o idoso já tem outros problemas de saúde. Mas que cuidados devemos ter com sua alimentação, com a sua pele, com o banho de sol?

Idosos em casa – Cuidados com a Pele

Segundo a dermatologista Caroline Antunes, “a pele do idoso requer muitos cuidados pois com o envelhecimento, perde-se oleosidade, hidratação e elasticidade. O ideal é que tomem banhos mornos, passando o sabão com cuidado.

Após o banho, passar hidratante, pois é o momento ideal – os poros estão abertos e o creme penetra melhor na pele. Como cada um tem um tipo de pele, sugiro hidratante com propriedades emolientes e umectantes. Protetor labial também previne rachaduras”.

Quanto ao banho de sol, Dra. Caroline explica: “aproveite um cantinho da casa para tomar um banho de sol de 20 minutos, antes das 10h ou após as 16h. Os raios previnem doenças relacionadas aos ossos e tornam as pessoas mais felizes. Se não tiver acesso ao sol, use vitamina D. Consulte uma dermatologista, seu médico e não saia de casa! Beba água!”

Idosos em casa – Alimentação

“A alimentação para idosos deve ser preenchida com um cardápio rico em proteínas, vitaminas, carboidratos, frutas, legumes, verduras etc., para assegurar seu fortalecimento e aumentar a imunidade”, declara a chef Andréa Ferreira, que junto ao subchefe Yanck Lima e com o apoio da nutricionista Tamires Soares, prepara cardápios próprios para cada idade, dieta ou reeducação alimentar, na Leve Vida Gourmet.

As dicas são: priorizar os alimentos naturais, consumir fibras para controle da glicose e do peso, alimentos com ômega3, ter uma rotina de horários nas refeições, comer devagar e mastigar bem e consumir proteínas.

Idosos em casa – Solidão

Mas, principalmente, “não deixe o idoso se sentir só, abandonado. Use a rede social para falar sempre com ele, empatia é muito importante para manter o equilíbrio, o carinho e a saúde mental de ambos os lados da tela. Porque tanto eles (idosos) quanto nós estamos confinados, afastados, mas nos preparando para sair e correr para todos os abraços”, finaliza a terapeuta Elaine Militão.

Lembrando que devemos lavar as mãos corretamente, usar álcool gel ou 70 para limpar maçanetas, embalagens. Evitar aglomerações e ficar em casa. Leia, veja filmes, assista às lives, peças e shows, cante, dance, viva! 🌹

julho 2020
STQQSSD
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031