LER – Salão Carioca do Livro

LER – Salão Carioca do Livro - Cultura Alternativa

LER – Salão Carioca do Livro

Salão acontecerá  de 09 a 15 de maio.

LER – Salão Carioca do Livro inicia sua 4ª edição

O Festival do Leitor volta ao Píer Mauá, no Porto Maravilha, com uma programação farta e participação de nomes como Valter Hugo Mãe, Zélia Duncan, Thalita Rebouças, José Eduardo Agualusa e Elisa Lucinda

De volta ao Píer Mauá, no Porto Maravilha, Rio de Janeiro, o LER – Salão Carioca do Livro inicia a sua 4ª edição na próxima segunda (09).

Esta edição será a maior e mais longa: ocupará os armazéns 3, 4 e 5, do Píer Mauá e o entorno do Porto Maravilha, até o dia 15 de maio.

LER – Salão Carioca do Livro

Mais do que um festival, a LER tem ajudado a diversificar ainda mais o alcance da literatura. Nos últimos anos, o evento abriu as portas da maior biblioteca do Estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Parque, contribuiu para as Bibliotecas da Rocinha de Manguinhos e incluiu na sua grade, o Encontro do Educador, que reúne professores de todos os níveis de ensino.

Continuando com seu objetivo de estimular a paixão pela leitura, a 4ª edição do evento quer atrair os jovens estudantes à cena literária de forma abrangente e democrática, além de oferecer aos participantes uma programação multicultural.

A LER 2022 terá 30 espaços com atividades contínuas; mais de 500 escritores, autores e artistas; dezenas de editoras e livrarias com milhares de livros; peças, oficinas, atrações e intervenções literárias.

Segundo um dos curadores, Julio Silveira – responsável pelo Café do Livro SESC, espaço reservado para bate-papos entre autores com diferentes perspectivas – a LER é mais que um evento.

“Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem sido perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua”, conta.

Além do Café do Livro, o evento terá o Palco da Palavra, focado no público adolescente; o Vox & Vez, que mistura literatura, música e audiovisual; o Jardim Literário, com curadoria de Volnei Canônica e que foca no público infantil; o Ler em Movimento, focado na diversidade cultural; entre outros espaços.

páginas do Facebook – @LERSalaoCariocadoLivro e do Instagram – @lersalaocarioca e #vempraLER

LER – Salão Carioca do Livro

História da LER

A primeira edição aconteceu em novembro de 2016 e recebeu 84 mil pessoas. A segunda, em 2018, reabriu a Biblioteca Parque Estadual fechada desde 2016. Já a terceira edição aconteceu em novembro de 2019 e recebeu mais de 51 mil estudantes das redes pública e particular, 1.100 escritores, autores, ilustradores e artistas convidados, 750 atividades em 30 palcos e espaços e 125 pequenas editoras, editoras artesanais e livrarias. Ao todo, foram mais de 185 mil pessoas circulando no evento.

Acompanhe as dicas de leitura no site do Cultura Alternativa

Cultura Alternativa