Mostra no Rio de Janeiro aborda futuro e memória da arte

Tour virtual 360º em exposição no Rio - Cultura Alternativa

Tour virtual 360º em exposição no Rio

A partir desta segunda-feira (26), o Centro Cultural Oi Futuro oferece ao público de todo o país, gratuitamente, um tour virtual 360º à exposição Arte, Cidade e Patrimônio: Futuro e Memória nas Poéticas Contemporâneas.

O tour 360º pode ser acessado no endereço do centro cultural.

Esta é a vez terceira que o Oi Futuro oferece ao público a oportunidade de visitar virtualmente uma exposição com a tecnologia 360º.

Segundo o gerente executivo de Cultura do Oi Futuro, Victor D’ Almeida, têm sido geradas imagens das galerias, dos espaços em 360º, para que o público navegue pelas instalações do centro cultural.

Há “uma camada de vídeos, textos, imagens, explicações e textos curatoriais sobre as obras dos artistas que ocupam as galerias a cada exposição”, disse hoje à Agência Brasil Victor D’ Almeida.

Tour virtual 360º em exposição no Rio

Ganhos

A tecnologia de fotografia digital 360º dá aos visitantes a sensação de caminhar pela exposição, mesmo sem sair de casa. “Foi uma preocupação nossa, e é um ganho.

Apesar de ser uma reação a algo que se impôs, pudemos ampliar e atingir muito mais pessoas do que se atingia presencialmente.  Com isso, conseguimos estar em contato constante com pessoas que, às vezes, não têm oportunidade de ver todas as exposições. Isso tem significado um ganho que não tínhamos.”

Também é um ganho para os artistas que estão expondo, destacou Victor D’Almeida. A mostra Arte, Cidade e Patrimônio: Futuro e Memória nas Poéticas Contemporâneas reúne obras de dez artistas contemporâneos de seis estados brasileiros, com curadoria de Adriana Nakamuta.

Exposição no Rio

Reflexão

Para o início de agosto, está programada a instalação Quiet Room, que fará o público refletir sobre o tempo de tela e a hiper conectividade. De acordo com Victor D’Almeida, muitas vezes, as informações que chegam ao cérebro humano não vêm acompanhadas de um processo de filtro de qualidade e até mesmo da ansiedade que acompanha o dia a dia das pessoas em um momento de pandemia.

O uso da tecnologia está cada vez mais presente como uma ferramenta digital, e isso requer uma pausa e reflexão orientada, afirmou.

“A instalação apresenta conteúdos e falas sobre um processo de pausa, de respiro e de reflexão nesses tempos tão corridos. É uma experiência coletiva, onde as pessoas vão participar desse processo, com todas as medidas de segurança. E, no primeiro momento de imersão, a detecção de movimento vai indicar que as pessoas necessitam desse desacelerar.”

A galeria será transformada em um ambiente imersivo, medindo o estado de repouso ou agitação do grupo de visitantes. Uma vez que o sensor de movimento entenda isso, as pessoas migram para outra sala e são convidadas a esse processo de reflexão e pausa sobre o respiro. Depois da etapa presencial, essa instalação terá também um tour virtual com tecnologia 360º.

Edição: Nádia Franco

One thought on “Mostra no Rio de Janeiro aborda futuro e memória da arte

  1. Pingback: Filmes Nacionais - Cultura Alternativa

Comentários não permitidos.